Ronaldo volta a marcar mas não evita empate do Real no Bernabéu

Português inaugurou o marcador de penálti, mas o Villarreal acabou por impor o primeiro empate da temporada aos campeões europeus. Mónaco de Leonardo Jardim empatou com o PSG numa partida sem golos.

Foto
Cristiano marcou de panalti o seu 30.º golo da temporada na liga espanhola Susana Vera/Reuters

Uma semana depois do Málaga ter surpreendido o Barcelona na Catalunha, com um triunfo por 1-0, este domingo foi a vez do Villarreal travar o Real Madrid no Santiago Bernabéu, onde impôs o primeiro empate (1-1) aos campeões europeus neste campeonato. Dois resultados inesperados que contribuíram para apimentar a luta pelo título, com os dois “gigantes” espanhóis separados por apenas dois pontos na classificação. Cristiano Ronaldo somou o 30.º golo na prova.

Frente a um adversário aguerrido e competitivo, o Real acabou por ser surpreendido na primeira fase da partida e esteve muito perto de ficar em desvantagem logo aos 11’, quando Casillas e Carvajal (de cabeça) travaram uma dupla oportunidade do Villarreal (Moreno e Moi Gómez). A resposta dos merengues tardou, esbarrando com a pressão do adversário, mas começou a surgir no final da primeira meia-hora, nomeadamente com um cabeceamento de Varane (34’) e uma bola na barra de Bale (42’).

No segundo tempo, Ronaldo começou a destacar-se na partida e, aos 51’, foi claramente agarrado na área por Bailly. O próprio português se encarregou de cobrar o penálti colocando a sua equipa em vantagem e apontando o terceiro golo nas últimas três partidas, entre campeonato e Liga dos Campeões.

O lance animou o madeirense, mas nos vários duelos que se seguiram com Asenjo, seria o guarda-redes a levar sempre a melhor. Quem não desperdiçou a oportunidade de igualar a partida foi o Villarreal, aos 64’, quando uma tentativa falhada de corte do alemão Kroos deixou a bola nos pés de Gerard, que bateu Casillas pela primeira e única vez.

O empate não servia os objectivos dos merengues, que aceleraram o ritmo, mas não tiveram o discernimento necessário para voltar para a frente do marcador. Apesar de tudo, a equipa da casa pode queixar-se de um penálti não assinalado, aos 87’, quando Bailly empurrou Chicharito na área visitante. Desta vez, o lance passou sem sanção e a partida não sofreria alterações até final.

Um pouco antes da partida do Bernabéu, também o Atlético de Madrid foi travado no terreno do Sevilha, de onde saiu com um empate a zero. Um resultado que manteve os actuais campeões espanhóis no terceiro lugar da classificação, mas agora a apenas um ponto do Valência. A equipa orientada pelo português Nuno Espírito Santo bateu em casa a Real Sociedad com dois golos do argentino Pablo Piatti, diminuindo para oito pontos a diferença para o líder Real Madrid.

Mónaco trava PSG

Em França, num duelo entre os dois primeiros classificados da última temporada, o Mónaco de Leonardo Jardim empatou em casa, sem golos, com o campeão PSG, impedindo o adversário de alcançar o comando da Liga. E, mais uma vez, ficou demonstrada a robustez defensiva da equipa do principado (onde os portugueses João Moutinho e Bernardo Silva foram titulares), que apesar de não estar a fazer uma época deslumbrante a nível interno, continua a ser a menos batida do campeonato, com apenas 19 golos consentidos em 26 partidas.

Na Alemanha, o Wolfsburgo manteve a sua perseguição à distância ao líder Bayern Munique, depois de ter ido golear ao terreno do Werder Bremen, por 5-3. A equipa não se ressentiu da deslocação a Lisboa durante a semana, onde confirmou a eliminação do Sporting da Liga Europa, mantendo em oito pontos a desvantagem para o primeiro lugar da prova.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários