21 jovens da Feira querem ser autarcas, 10 têm 14 anos

As eleições estão marcadas para 26 de Fevereiro.

Foto
Desinvestimento na escola pública compromete qualidade Nelson Garrido

Os candidatos ao lugar de autarca mais jovem do país, com menos de 18 anos, estão já a preparar a campanha eleitoral que decorrerá de 16 a 24 deste mês com a apresentação dos manifestos e material de propaganda e com vários debates de ideias.

O projecto de cidadania Jovem Autarca, promovido pela Câmara de Santa Maria da Feira, está no terreno com o número máximo de concorrentes, ou seja, os 21 estipulados no regulamento. Ao todo, são 12 raparigas e nove rapazes oriundos de nove escolas do concelho feirense - 10 têm 14 anos, cinco 13, três 16, dois 15 e um 17.

As eleições estão marcadas para 26 de Fevereiro e o vencedor terá um ano de mandato e pelo menos 10 mil euros de orçamento para aplicar num projecto que será discutido com os seus colegas “adversários”.

O projecto Jovem Autarca segue os passos das eleições autárquicas, mas a uma escala mais pequena, e surge para incentivar os jovens feirenses a envolverem-se nas políticas traçadas para a juventude e em processos de decisão que lhes digam respeito. Nesta iniciativa, pioneira a nível nacional, o desafio foi lançado a todas as EB2,3 e escolas secundárias do município.

Sugerir correcção
Comentar