O “passageiro 6 milhões” do aeroporto de Faro foi recebido em festa

Aeroporto algarvio assinalou recorde neste domingo.

Foto
Entre 2006 e 2014, a taxa média de crescimento anual de passageiros no aeroporto de Faro foi de 2,5% Carlos Lopes/Arquivo

Chegou às 8h55 num Boeing 738 da Ryanair, vindo de Dusseldorf (Alemanha), e foi recebido em festa mal aterrou em Faro. O jovem Laurent Radinger foi o “passageiro 6 milhões” do aeroporto algarvio, que este domingo atingiu um novo recorde de tráfego anual de passageiros.

É “um marco histórico na aviação regional e nacional”, lê-se num comunicado assinado pelo grupo ANA, integrado na francesa Vinci Airports. Para assinalar o feito, o jovem “amante do surf e da natureza” recebeu duas prendas: uma chaminé algarvia artesanal personalizada e uma viagem para duas pessoas, oferecida pela Ryanair.

Segundo a nota, foi em 2006 que o aeroporto de Faro atingiu os cinco milhões de passageiros. “Desde esse ano, a capacidade de processamento de aeronaves/hora em Faro passou de 22 para 24 movimentos, mantendo-se porém a capacidade de processamento de passageiros no terminal de 2400 passageiros/hora, em cada sentido”.

Entre 2006 e 2014, a taxa média de crescimento anual de passageiros cresceu na ordem dos 2,5%, segundo a empresa. "Nesta configuração, [o aeroporto] procurou sempre adaptar-se às novas exigências e ao crescimento do mercado e do cliente low cost". Os principais mercados que procuram a região do Algarve são o Reino Unido, Alemanha, Irlanda, Holanda e Portugal.

A Ryanair é a principal companhia aérea em Faro, com mais de 1,7 milhões de passageiros esperados este ano, e representa 28% do total de tráfego registado até ao momento.

Sugerir correcção
Comentar