Porto vai entregar a Matosinhos o Foral Manuelino atribuído a esta localidade há 500 anos

Matosinhos vai celebrar os 500 anos do documento histórico com um programa que inclui uma exposição em que o Foral será a estrela.

Foto
Nelson Garrido

A Câmara do Porto vai ceder, a título definitivo, a Matosinhos, o Foral Manuelino atribuído à vila há 500 anos. A decisão informal ficou tomada na reunião do executivo portuense desta terça-feira, durante a aprovação da proposta que visa o empréstimo temporário do documento ao município vizinho.

O Foral Manuelino pertence ao acervo documental do Arquivo Histórico Municipal do Porto, mas o presidente da câmara, Rui Moreira, entende que chegou o momento de o documento histórico regressar a casa. “A razão para o foral estar no Porto é que Matosinhos não tinha uma biblioteca”, justificou o autarca.

A proposta agendada para a reunião desta terça-feira previa o empréstimo do documento, a título gratuito, a Matosinhos, para integrar uma exposição integrada na comemoração dos 500 anos do Foral Manuelino, entre Setembro deste ano e Março de 2015 e foi aprovada por unanimidade. Rui Moreira ainda sugeriu, antes da votação, que o executivo votasse, de imediato, a “cedência definitiva” do documento histórico a Matosinhos, mas o ímpeto do autarca foi travado por Amorim Pereira, do PSD.

O vereador social-democrata disse concordar com a entrega do documento a Matosinhos, defendendo que este é um caso de “o seu a seu dono”, mas afirmou que preferia ver a proposta de cedência definitiva devidamente enquadrada. Rui Moreira decidiu então que, para já, se votaria o empréstimo temporário, ficando agendada para a reunião do próximo dia 29 de Julho a proposta de cedência definitiva.

Sugerir correcção
Comentar