Euros 2004 e 2012 foram as excepções em primeiras fases recheadas de lesões

Já não é a primeira vez que a selecção portuguesa tem uma primeira fase atribulada do ponto de vista clínico.

Poucas são as selecções que conseguem cumprir uma grande prova com quase um mês de duração sem que algum dos 23 jogadores tenha alguma mazela física. A selecção portuguesa tem sido das mais afectadas, com as lesões durante e após o primeiro jogo a obrigarem Paulo Bento a repensar as suas primeiras opções. Patrício, Almeida e Coentrão (que já nem está no Brasil) serão, em princípio, baixas para o jogo de amanhã e ontem Bruno Alves também não se treinou. Mas esta primeira fase do Mundial 2014 está a cumprir uma “tradição” portuguesa de ser bastante afectada por problemas físicos nas primeiras semanas.

Recuando até 2000, apenas no Euro 2004 e Euro 2012 a selecção portuguesa não teve grandes problemas por lesões. Há 14 anos, na Bélgica e na Holanda, Sá Pinto, Paulo Sousa e Abel Xavier foram os casos mais preocupantes para o seleccionador Humberto Coelho. No Mundial 2002, Rui Costa e Luís Figo tiveram uma preparação difícil, mas estavam razoavelmente aptos para jogar na primeira fase – Figo, a estrela portuguesa, teve um problema no tornozelo direito que lhe condicionou em muito o torneio –enquanto Paulo Sousa e Abel Xavier falharam a estreia com os EUA, por lesão. Em 2006, o principal caso foi a lesão de Deco, que falhou o primeiro jogo, mas esteve apto para os seguintes, enquanto pequenas mazelas não impediram Nuno Gomes, Boa Morte e Cristiano Ronaldo de jogar.

O Euro 2008 começou com uma lesão de Quim, que foi substituído ainda antes do início do torneio por Nuno Espírito Santo, enquanto Ronaldo passou o Euro limitado por uma lesão no pé direito. Para o Mundial 2010, Carlos Queiroz teve a baixa de Nani ainda antes de começarem os jogos, enquanto Deco e Ruben Amorim se lesionaram durante o torneio. No Euro 2012, a primeira fase decorreu sem grandes sobressaltos do ponto de vista clínico, sendo que Carlos Martins foi substituído por Hugo Viana ainda antes de começarem os jogos, devido a uma lesão muscular.

Sugerir correcção
Comentar