Márquez volta à pole position, agora na Argentina

O piloto espanhol foi quase um segundo mais rápido que Lorenzo (segundo) e Dani Pedrosa (terceiro), reafirmando o seu favoritismo para o Grande Prémio.

Foto
Marc Márquez dominou na Alemanha Robert Michael/AFP

Marc Márquez, o actual campeão do mundo, continuou a mostrar o seu inegável potencial nas qualificações do Grande Prémio da Argentina. Depois de superar Jorge Lorenzo (segundo lugar) e Dani Pedrosa (terceiro), o espanhol da Honda já deu o seu primeiro passo para a vitória, após conquistar a sua terceira pole position do ano.

O ano começou maravilhosamente para a Honda. Até ao momento, a escuderia já tem dois membros da equipa no topo da grelha do Mundial de pilotos, enquanto a Yamaha, sua concorrente directa em 2013, apenas conseguiu assegurar Valentino Rossi no “pódio”. Ainda que a construtora de Márquez tenha voltado a conseguir a pole position, um nome, que parecia estar desaparecido do topo da tabela, voltou aos primeiros lugares da grelha de partida: Jorge Lorenzo.

O vice-campeão no ano passado, com 330 pontos (apenas quatro a menos que Marc Márquez), até começou bem no Qatar. Mesmo saindo na quinta posição, conseguiu assumir a frente da corrida, destacou-se do pelotão, mas caiu na 15.ª volta e foi eliminado. Longe da sua melhor forma, o espanhol voltou a falhar em Austin (falsa partida), foi punido e acabou no décimo posto.

Agora, em segundo lugar na qualificação, o piloto da Yamaha vai poder travar uma luta directa com Márquez logo no começo da corrida. Pode ser o início da recuperação, e a redenção, do bicampeão mundial nesta temporada. Para além de Márquez e Lorenzo, Dani Pedrosa (Honda), que tem vindo a fazer um bom campeonato, vai fechar a primeira linha.

Destaque também para a boa prestação de Aleix Espargaró (Forward Yamaha), o melhor “classe open” do campeonato, que vai liderar a segunda linha. Atrás do espanhol, encontram-se Andrea Dovizioso, o Ducati que conquistou um lugar no pódio em Austin, e Valentino Rossi (Yamaha), o hexacampeão de MotoGP.

Domínio de Miller no Moto3

Jack Miller continua invencível no Moto3. O piloto australiano da KTM voltou a registar o melhor tempo da qualificação e vai tentar a terceira vitória consecutiva desta temporada.

Se Miller, por um lado, liderou todas as sessões de treinos livres, Efrén Vázquez, por outro, esteve sempre em segundo lugar até então. O piloto da Honda, e antigo colega de Miguel Oliveira, ocupará a segunda posição da grelha, depois de ter ficado a meros 52 milésimos da pole position. Já o britânico Danny Kent (Husqvarna), que se manteve a quatro décimos do australiano, sai em terceiro.

O piloto português, por sua vez, continua longe da parte da frente da grelha. Apesar dos seus bons tempos nos treinos livres, Miguel Oliveira só foi o 14.º mais rápido da qualificação, a 1,124s do piloto mais rápido.

O Grande Prémio da Argentina vai assinalar a estreia do circuito de Termas de Río Hondo (Argentina), para todas as categorias. O MotoGP tem início às 18h00, enquanto o Moto3 começa três horas mais cedo. Editado por Nuno Sousa

 

Sugerir correcção
Comentar