Red Bull e uma pré-época em falso: "Não é uma situação fácil", admite Vettel

O Mercedes de Lewis Hamilton foi o mais rápido da última sessão de testes da pré-temporada de Fórmula 1.

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Foto: Hamad I Mohammed/Reuters

A última jornada das sessões de testes da pré-temporada de Fórmula 1 confirmou duas coisas: o bom momento que atravessa a Mercedes e a nuvem de preocupação que paira sobre a Red Bull. Neste domingo, o tetracampeão do mundo, Sebastian Vettel, não foi além do nono melhor tempo, a quase 4 segundos de Lewis Hamilton.

"Bem, neste momento não vivemos uma situação fácil, mas não há razões para nos martirizarmos. Na verdade, ainda não aconteceu até ao momento. Claro que estamos a falhar na fase de testes, mas estamos optimistas e, em Melbourne [no primeiro Grande Prémio do Mundial, a 16 de Março], saberemos quão atrás estamos e qual a nossa situação real", reconhece o piloto alemão.

No circuito de Sakhir, no Bahrein, a melhor das 77 voltas de Vettel foi cumprida em 1m37s468, um tempo pior que o do Force India de Nico Hülkenberg (1m35s577), o Toro Rosso de Jean-Eric Vergne (1m35s701) e até o Marussia de Max Chilton (1m36s835). "Nesta altura, nada está perdido. Não decorreu nenhuma corrida nem foi atribuído qualquer ponto. É verdade que algumas equipas cometeram menos erros do que nós, mas vamos tentar recuperar", insistiu o menino bonito da Red Bull, em declarações ao site oficial da Fórmula 1.

Neste domingo, terá sido "um problema mecânica na dianteira" do monolugar a ditar mais um dia frustrante para a escuderia austríaca. "Já compreendemos algumas coisas, mas leva sempre algum tempo até as alterações serem incorporadas no carro. Só numa realidade de banda desenhada é que as mudanças são imediatas", ironiza Vettel.

Um momento diferente vive Lewis Hamilton, nete domingo o melhor representante das escuderias dotadas de motores Mercedes. Para se ter uma ideia do domínio da motorização alemã, basta dizer que das 12 sessões de testes de pré-temporada, entre Jerez de La Frontera e Bahrein, 11 dos tempos mais rápidos foram assinados por monolugares equipados com Mercedes.

O campeão do mundo de 2008 ficou a apenas 0,02 segundos da melhor marca de 2014, da autoria de Felipe Massa, aos comandos de um William-Mercedes. Já a Ferrari conseguiu a melhor performance da pré-época, quando Fernando Alonso rodou em 1m34.280s, o terceiro melhor tempo do dia.

Melhores tempos da última sessão de testes
1. Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) 1m33s278 (69 voltas)
2. Valtteri Bottas (Williams-Mercedes) 1m33s987 (108)
3. Fernando Alonso (Ferrari) 1m34s280 (74)
4. Nico Hülkenberg (Force India-Mercedes) 1m35s577 (74)
5. Jean-Eric Vergne (Toro Rosso-Renault) 1m35s701 (74)
6. Adrian Sutil (Sauber-Ferrari) 1m36s467 (91)
7. Max Chilton (Marussia-Ferrari) 1m36s835 (61)
8. Esteban Gutiérrez (Sauber-Ferrari) 1m37s303 (86)
9. Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) 1m37s468 (77)
10. Jenson Button (McLaren-Mercedes) 1m38s111 (22)
11. Kamui Kobayashi (Caterham-Renault) 1m38s391 (106 )
12. Romain Grosjean (Lotus-Renault) 1m39s302 (32)
 


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