Mourinho prolongou o pesadelo do Steaua

Há 23 jogos que os romenos não ganham na Liga dos Campeões.

Ele é implacável
Fotogaleria
Ele é implacável Glyn Kirk/AFP
Fotogaleria
Demba Ba fez o golo do Chelsea Stefan Wermuth/Reuters
Fotogaleria
O Schalke 04 venceu o Basileia e está nos oitavos-de-final Wolfgang Rattay/Reuters
Fotogaleria
Um, dois, três: diga lá outra vez Quique Garcia/AFP
Fotogaleria
O Ajax não conseguiu marcar em Milão e despediu-se da Champions Alessandro Garofalo/Reuters
Fotogaleria
Grosskreutz marcou o golo que garantiu ao Borussia de Klopp o primeiro lugar no Grupo F Bertrand Langlois/AFP
Fotogaleria
Gente feliz com lágrimas. O Nápoles ganhou ao Arsenal mas, apesar de somar 12 pontos, ficou fora da Liga dos Campeões Carlo Hermann/AFP
Fotogaleria
Goleada (4-1) do Áustria Viena ao Zenit teve direito a protesto ambientalista Samuel Kubani/AFP

Um golo solitário de Demba Ba permitiu ao Chelsea segurar a liderança no Grupo E da Liga dos Campeões e prolongar o pesadelo do Steaua Bucareste – há 23 partidas (desde Setembro de 2006) que os romenos não sabem o que é vencer na principal competição europeia de clubes.

José Mourinho fez mudanças na equipa do Chelsea, destacando-se a titularidade do guarda-redes Mark Schwarzer. Aos 41 anos, o australiano tornou-se no mais velho estreante na Champions. Demba Ba garantiu o triunfo aos blues. O Schalke 04 bateu (2-0) o Basileia e acompanha o Chelsea nos oitavos-de-final.

Em Barcelona, a noite foi de glória para Neymar, que se estreou a marcar na Champions e fez um hat-trick na goleada do Barcelona sobre o Celtic. A equipa de Gerardo “Tata” Martino passou em primeiro no Grupo H, acompanhada pelo Milan, que recebeu o Ajax num jogo que terminou sem golos. Antes do encontro houve desacatos entre adeptos das duas equipas, tendo ficado feridas, pelo menos, seis pessoas.

O Grupo F foi fantástico. Borussia Dortmund, Arsenal e Nápoles somaram 12 pontos, cabendo aos italianos um feito histórico: foram a equipa que mais pontos obteve sem se qualificar para a fase seguinte desde que a Champions adoptou o actual formato. Os napolitanos receberam e bateram o Arsenal por 2-0 (golos de Higuaín e Callejón), igualando os 12 pontos dos gunners. E isso servia às duas equipas, porque no outro jogo do agrupamento o Borussia Dortmund estava empatado 1-1 com o Marselha. Mas um golo de Grosskreutz, aos 87’, recolocou a equipa de Jürgen Klopp na frente do marcador. E, mais importante do que isso, na rota dos “oitavos”. O Borussia subiu ao primeiro lugar e enfrenta o sorteio com o estatuto de cabeça-de-série. O segundo lugar ficou para o Arsenal e o Nápoles terá de se consolar com a Liga Europa, apesar de ter somado 12 pontos. Com o pleno de derrotas o Marselha tornou-se na primeira equipa francesa a não somar pontos na fase de grupos da Champions.

No outro jogo do Grupo G, o do FC Porto, o Áustria Viena protagonizou a surpresa da noite ao golear o Zenit S. Petersburgo por 4-1. Um resultado favorável às aspirações dos “dragões” que, no entanto, precisavam de ganhar no terreno do Atlético de Madrid (perderam 2-0).

Sneijder foi o carrasco da Juventus, carimbando a passagem do Galatasaray aos “oitavos”. Os turcos venceram os italianos (1-0), em jogo que fora adiado devido ao mau tempo que afectou Istambul na véspera.

Resultados e classificações

Grupo E
Chelsea-Steaua Bucareste, 1-0
Schalke 04-Basileia, 2-0

1.º Chelsea    6 jogos/12 pontos
2.º Schalke 04    6/10
3.º Basileia    6/8
4.º Steaua Bucareste    6/3

Grupo F
Marselha-Borussia Dortmund, 1-2
Nápoles-Arsenal, 2-0

1.º Borussia Dortmund    6 jogos/12 pontos
2.º Arsenal    6/12
3.º Nápoles    6/12
4.º Marselha    6/0

Grupo G
Atlético de Madrid-FC PORTO, 2-0
Áustria Viena-Zenit S. Petersburgo, 4-1

1.º Atlético de Madrid     6 jogos/16 pontos
2.º Zenit S. Petersburgo    6/6
3.º FC PORTO    6/5
4.º Áustria Viena    6/5

Grupo H
Milan-Ajax, 0-0
Barcelona-Celtic, 6-1

1.º Barcelona    6 jogos/13 pontos
2.º Milan    6/9
3.º Ajax    6/8
4.º Celtic    6/3

Sugerir correcção
Comentar