“É um grupo equilibrado”, diz Paulo Bento

Reacções ao sorteio da fase final do Mundial 2014.

Fotogaleria
Paulo Bento comenta o resultado do sorteio da fase de grupos do Mundial 2014 Nelson Almeida/AFP
Ora aí está ele, o Grupo G
Fotogaleria
Ora aí está ele, o Grupo G Christophe Simon/AFP

O sorteio da fase final do Mundial 2014 colocou Portugal no Grupo G, com Alemanha, EUA e Gana.

Paulo Bento: “Parece-me um grupo equilibrado. Tem uma equipa que pode ser considerada mais favorita, no caso a Alemanha, pelo seu potencial e história. As outras equipas, EUA e Gana, têm boa organização e alguns valores individuais com experiência no futebol europeu. É um grupo no qual temos a ambição que teríamos em qualquer grupo que calhássemos: fazer o maior número de pontos.”

“[Começar com a Alemanha] não me parece que seja positivo ou negativo. É o que ditou o sorteio. Foi assim também no último Europeu, em que perdemos por 0-1 mas realizamos um bom jogo. [A Alemanha] é um dos grandes favoritos à vitória final, poderá ser considerado favorito à vitória no grupo. Lutaremos com as nossas armas, com a convicção que podemos chegar aos oitavos-de-final. Se for em primeiro lugar tanto melhor, mas o objectivo é lá chegar.”

“Vamos escolher [local de estágio]. De qualquer das maneiras, ficando em qualquer sítio do Brasil, há uma viagem longa que é Manaus. Há um período grande entre o primeiro e o segundo jogo. Tentaremos que os jogadores se sintam o mais cómodos possível para dar a resposta que ambicionamos.”

Joaquim Low, seleccionador da Alemanha

"Teremos de nos acostumar às temperaturas altas e à humidade e trabalhar muito sobre esses dois aspectos nos treinos."

Jürgen Klinsmann, seleccionador dos Estados Unidos

"Tive uma sensação no estômago quando nos saiu a Alemanha. É um dos grupos mais difíceis de todo o sorteio. Ter Portugal e Ronaldo, a história do Gana com os EUA e, é claro, a Alemanha não podia ser mais difícil. O Campeonato do Mundo é isto mesmo. Tenho esperança de que possamos surpreender algumas pessoas."

Kwesi Appiah, seleccionador do Gana

"Somos melhor equipa que a do Mundial 2010 e tenho a certeza que haverá muitas surpresas neste grupo [G]"

Kevin-Price Boateng, jogador do Gana

"Aguardo com impaciência o reencontro com o meu irmão [Jèrôme, que joga pela Alemanha] num Mundial. Também é optimo jogar contra o meu colega de equipa [Schalke 04] Jermaine Jones [internacional dos Estados Unidos]"

Hugo Almeida: “De entre os vários grupos, acho que tivemos um bom sorteio. Tem três selecções fortíssimas, e começamos logo com uma das candidatas ao título. Não vai ser fácil passar este grupo.”

“[Começar com a Alemanha] tem vantagens e desvantagens. É sempre um jogo que, se ganharmos, nos deixa a moral em alta. Temos de ter em conta a equipa do Gana, é das melhores de África. E os EUA têm vindo a evoluir bastante. Tem um treinador alemão e um bom estilo de futebol.”

Beto: “É uma exigência para nós. Temos o objectivo de passar aos oitavos-de-final. A Alemanha dispensa apresentações. O Gana foi quase semifinalista no último Mundial, e os EUA já não são a equipa desconhecida que eram há uns anos. Temos que dar o melhor para passar aos oitavos-de-final.”

“Quem tem o melhor do mundo está sempre mais perto de ganhar qualquer jogo. Levamos esperança na bagagem e muita vontade de trabalhar. Vamos lutar pelos três pontos em cada jogo, seja com que adversário for. Vamos prometer muito trabalho.”

Luís Figo, ex-internacional português
"Estão as selecções mais fortes do mundo neste Mundial e é sempre difícil poder escolher adversários. Sabíamos que nos ia tocar um adversário favorito, neste caso a Alemanha. Acho que é bom começar com a Alemanha. Nos últimos anos temos tido bons resultados com equipas teoricamente mais fortes. É importante começar bem para depois não andarmos atrás do prejuízo. Nos últimos confrontos com a Alemanha temos sido felizes, espero que tenhamos um resultado positivo para começar bem o Mundial."

Oceano, ex-internacional português
"A Alemanha é uma dos países potenciais vencedores do Campeonato do Mundo, mas a selecção joga melhor com adversários complicados e não podia haver adversário mais complicado do que a Alemanha, por isso estou confiante de que vamos ter um bom arranque. O Gana é uma das selecções mais fortes de África e os Estados Unidos têm vindo a preparar-se para o futebol da forma mais conveniente. Vai ser complicado. Penso que o Gana vai ser o candidato que vai discutir com Portugal o apuramento."

Emídio Guerreiro, secretário de Estado do Desporto e Juventude:
“Penso que, embora as três selecções mereçam o nosso respeito, Portugal tem boas condições para passar a primeira fase. Como sempre disse na fase de qualificação, acredito muito nesta selecção e no melhor jogador do mundo.”

Artur Jorge, antigo seleccionador de Portugal
"Não é um sorteio fácil, nem difícil. Depende da nossa selecção. São três jogos importantes e temos de fazer o melhor possível. Somos capazes de o fazer, pois temos bons jogadores e um bom treinador, que também nos pode ajudar a fazer um bom Campeonato do Mundo. As coisas são completamente abertas."
 

 

 


 
 

Sugerir correcção
Comentar