Adversário português nos “quartos”: onde é que o Newcastle já viu isto?

A anterior presença dos britânicos numa fase tão avançada das provas europeias acabou às mãos do Sporting. Há 12 jogos seguidos que os magpies não perdem em casa nas competições da UEFA.

Foto
Ameobi jogou contra o Sporting em 2004-05 Paul Barker/AFP (arquivo)

Depois de Sporting, Vitória de Setúbal, FC Porto e Marítimo, o Benfica vai ser o quinto adversário português do Newcastle em provas internacionais. Foi o que ditou o sorteio dos quartos-de-final da Liga Europa, realizado nesta sexta-feira, em Nyon, na Suíça. Os britânicos visitam Lisboa a 4 de Abril, e depois recebem o Benfica no dia 11.

Os primeiros encontros do Newcastle com oposição portuguesa aconteceram nos anos 1960, na Taça das Cidades com Feira. Foi nessa prova que “leões”, sadinos e “dragões” se cruzaram com os magpies. E depois passariam mais de trinta anos até novo encontro com adversários portugueses. Mas esse seria o mais traumático.

Estávamos nos quartos-de-final da Taça UEFA 2004-05, e na primeira mão o Newcastle recebeu e bateu o Sporting por 1-0, com golo de Alan Shearer. Na segunda partida, em Alvalade, Kieron Dyer adiantou no marcador a equipa de Graeme Souness. Mas a reacção do Sporting, então orientado por José Peseiro, foi demolidora: Niculae, Sá Pinto, Beto e Rochemback aplicaram uma goleada (4-1) aos magpies e garantiram um lugar nas meias-finais. Foi a derrota mais pesada da história europeia do Newcastle em jogos fora. Os “leões” afastariam o AZ Alkmaar e só caíram na final, jogada em casa, frente ao CSKA Moscovo.

Mas voltemos à história europeia do Newcastle com equipas portuguesas. Já este ano, a equipa de Alan Pardew visitou Portugal: o Marítimo foi adversário dos magpies na fase de grupos da Liga Europa, tendo empatado 0-0 na Madeira e depois registado nova igualdade (1-1) em St James’ Park. O golo de Fidélis, para o Marítimo, foi o único sofrido pelo Newcastle em casa, em jogos europeus, na presente temporada.

A equipa britânica tinha disputado o play-off de acesso à fase de grupos com os gregos do Atromitos, e apurou-se no segundo lugar do Grupo D, com nove pontos em seis jogos (duas vitórias, três empates e uma derrota). Em primeiro, curiosamente, qualificou-se o Bordéus, anterior adversário do Benfica. Nos 16 avos-de-final, o Newcastle afastou o Metalist Kharkiv, e nos “oitavos” a vítima foi o Anzhi. Um golo providencial do senegalês Papiss Demba Cissé, aos 90'+3’, colocou o Newcastle nos quartos-de-final da Liga Europa. Após um empate (0-0) na Rússia, os magpies garantiram o apuramento nos derradeiros instantes.

Foi mais uma vitória do Newcastle e o 12.º jogo seguido sem perder em casa nas competições europeias (oito vitórias e quatro empates). Desde 2005, quando o Deportivo da Corunha foi a St James’ Park vencer 2-1 nas meias-finais da Taça Intertoto, que os magpies não perdem.

Demba Ba saiu em Janeiro, Ben Arfa fora até ao final da época
A nível interno, a temporada do Newcastle (quatro vezes campeão inglês, a última das quais em 1927) não está a ser brilhante. O adversário do Benfica segue no 13.º lugar na classificação da Premier League. Em 29 encontros o Newcastle soma nove vitórias, seis empates e 14 derrotas (40 golos marcados e 50 sofridos). A saída de Demba Ba para o Chelsea, no mercado de Inverno, foi um duro golpe para Alan Pardew. Com 13 golos, o avançado senegalês continua a ser o melhor marcador dos magpies.

Papiss Demba Cissé, com sete golos na Premier League e dois na Liga Europa, tenta fazer esquecer Demba Ba. Assim como Shola Ameobi, internacional inglês de origem nigeriana, que fez três golos na Liga Europa e um na Premier League. Ameobi é o mais experiente da equipa do Newcastle em termos europeus (49 jogos nas provas da UEFA) e defrontou o Sporting em 2004-05.

Os magpies são uma equipa com forte influência francesa. São vários os futebolistas oriundos de França no plantel, o que em Inglaterra já valeu uma alcunha a Alan Pardew: De-Pardew (com sotaque inglês, lê-se como Depardieu, o actor). O destaque vai para Yohan Cabaye ou Moussa Sissoko, para além de Yoan Gouffran, contratado do Bordéus e que não pode jogar pelo Newcastle na Liga Europa. Hatem Ben Arfa é outro dos franceses da equipa, mas sofreu uma lesão que o vai obrigar a cirurgia e é baixa até ao final da temporada.

Sugerir correcção
Comentar