Protecção Civil alerta para risco de inundações na Bacia do Tejo

Este sábado, a subida do nível das águas em afluentes do Tejo originou inundações em Coruche e Constância, este sábado.

Três estradas de Coruche e um parque de estacionamento em Constância estão submersos na sequência de inundações provocadas pelas chuva e que levaram a protecção civil de Santarém a decretar alerta amarelo para a Bacia do Tejo.

No concelho de Coruche “estão submersas as estradas de Meias, a municipal 1427 (Amieira) e a municipal H (Rebolo) e, no de Constância um parque de estacionamento, mas todas as situações se têm mantido estáveis desde manhã”, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

As inundações decorrem da subida dos rios provocada pelas fortes chuvadas dos últimos dias e que levaram o Serviço de Protecção Civil de Santarém a activar o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no nível Amarelo.

Para além daquelas situações, a Protecção Civil admitia que, de acordo com os caudais observados, pudesse ainda “verificar-se possível submersão durante o dia de hoje [sábado] da EN365 na ponte do Alviela e a jusante do Pombalinho”, referia um comunicado divulgado.

Apesar de “não se esperarem consequências de maior no concelho de Almeirim”, a Protecção Civil Municipal aconselhou a população a retirar das zonas normalmente inundáveis “equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens”, a retirar os animais para lugares seguros e a não atravessar de carro ou a pé estradas ou zonas alagadas.

 
Sugerir correcção
Comentar