Novo Comité Central do PCP eleito com 97% dos votos dos delegados

No total, votaram 1219 delegados dos 1241 que estavam registados no congresso.

Foto
Segundo dia do XIX Congresso do PCP Rui Gaudêncio

O Comité Central do PCP foi eleito este sábado, no XIX Congresso, em Almada, com 97% dos votos, 14 votos contra e 21 abstenções.

No debate foram acrescentados mais dois nomes à lista de 150 para o Comité Central, disse Luísa Araújo, do Secretariado deste órgão, que não revelou os novos elementos.

O novo Comité Central do PCP tem assim 152 membros e, segundo Luísa Araújo, “mantém uma ampla maioria de operários e empregados”, aumenta “ligeiramente” o número e a percentagem de mulheres ao passo que a média etária se mantém “na casa dos 47 anos”.

No total, votaram 1219 delegados dos 1241 que estavam registados no congresso, tendo 1184 votado a favor da nova composição do Comité Central.

O novo Comité Central vai agora reunir-se para eleger os órgãos executivos do PCP: Secretariado, Comissão Política e Comissão Central de Controlo.

Nesta reunião será eleito o secretário-geral para os próximos quatro anos, devendo Jerónimo de Sousa manter-se no cargo.

Os resultados da reunião deverão ser conhecidos no domingo de manhã, antes da sessão de encerramento do XIX Congresso do PCP.

No Congresso anterior, há quatro anos, o Comité Central foi eleito com apenas oito votos contra e 17 abstenções.

O novo Comité Central tem 26 novos membros, entre os quais o deputado João Oliveira e os dois eurodeputados comunistas, João Ferreira e Inês Zuber.

Sugerir correcção
Comentar