Ataque terrorista na Nigéria mata 40 pessoas

Ataque ainda não foi reivindicado, mas cidade foi alvo de ataques anteriores do grupo extremista Boko Haram.

Foto
Explosão matou pessoas que assistiam a um jogo de futebol em Mumbi Afolabi Sotunde /Reuters

Doze dias depois do atentado terrorista que matou 118 pessoas na cidade de Jos, outra bomba voltou a instalar o caos na Nigéria, em Mumbi, no nordeste do país. O número oficial de vítimas ainda não é conhecido, mas fonte policial aponta para pelo menos 40 mortos.

“Uma bomba explodiu num campo de futebol e até agora existem 40 mortos contabilizados”, disse à AFP um polícia, que pediu o anonimato.

Já a Reuters, que noticia que a explosão ocorreu num centro de visionamento de televisão, durante a transmissão de um jogo de futebol, fala num “número indeterminado de mortos”.

Segundo fonte militar, vários corpos foram retirados dos escombros, mas a polícia mantém-se cautelosa quanto ao número de vítimas: “Ainda não temos um número preciso de mortos, a contagem está a ser feita enquanto removemos os corpos”, disse o porta-voz da polícia do Estado de Adamawa, Usman Abubakar.

Apesar de o ataque não ter ainda sido reivindicado, o facto de a cidade já ter sido alvo de ataques do Boko Haram colocam o grupo extremista no topo da lista de suspeitos.

Em Outubro de 2012, 26 estudantes foram mortos por homens armados que invadiram as instalações de um politécnico naquela cidade. O ataque aconteceu duas semanas depois de as autoridades terem descoberto um esconderijo e uma fábrica de bombas do Boko Haram naquela cidade.

A milícia islamita, que mantém prisioneiras desde Abril mais de 200 raparigas raptadas de uma escola, foi responsável por diversos ataques nas últimas semanas, que custaram a vida a centenas de civis. Além do atentado de Jos, em Abril, duas explosões tinham morto 95 pessoas em Abuja.

Sugerir correcção
Comentar