Investimentos nas Aldeias Históricas e do Xisto não podem ser prejudicados no acesso à TDT

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Alfredo Marques, defendeu hoje que deve ser assegurado o acesso das aldeias Históricas e do Xisto à Televisão Digital Terrestre (TDT) para não prejudicar os investimentos realizados.

“Faço votos para que seja encontrada uma solução que não ponha em causa os resultados obtidos nestas aldeias, com investimentos financiados pelos fundos estruturais ao longo de muitos anos”, declarou esta tarde Alfredo Marques à agência Lusa.

Ressalvando que a Comissão “não dispõe de nenhum mecanismo legal que obriga a fazer isto ou aquilo”, nas redes turísticas Aldeias do Xisto e Aldeias Históricas, no interior da Região Centro, Alfredo Marques assumiu que a CCDRC “vai seguramente acompanhar os acontecimentos”.

Na segunda-feira, a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTur), com sede no Fundão, mostrou-se preocupada com a chegada da TDT, advertindo o seu coordenador, Rui Simão, que “quase todas as aldeias, das 27 que existem na rede, não têm cobertura da Televisão Digital Terrestre a não ser através do satélite”.

Depois de gastarem 30 milhões de euros nos últimos dez anos na recuperação de habitações das Aldeias do Xisto, incluindo enterramento de cabos e eliminação de antenas, estas povoações, visitadas por milhares de turistas nacionais e estrangeiros, “regressam de certa forma à estaca zero”, afirma.

A CCDRC “não é alheia a este problema, pois tem tido intervenção e preocupação, quer nas Aldeias do Xisto, quer nas Aldeias Históricas”, disse Alfredo Marques, preconizando uma solução tecnológica que garanta o acesso das povoações integradas nestas redes à TDT.

Na sua opinião, a solução mais adequada deve “compatibilizar a modernidade com a tradição”, sem comprometer os resultados já obtidos na recuperação do ambiente, do património, da cultura e da paisagem dessas povoações das Beiras.

“Seria muito negativo que tudo isto fosse posto em causa”, sublinhou, manifestando-se “convencido que será encontrada uma solução” para o problema.

Nestes dois conjuntos de aldeias serranas, “já foram vencidos outros desafios, como foi arrancá-las ao abandono em que se encontravam”, enfatizou Alfredo Marques.

O investimento público nos “territórios de baixa densidade” do interior da Região Centro, designadamente através da ADXTur, foi uma das apostas da CCDRC na 9ª Semana Europeia das Regiões e Cidades – Open Days, que decorreu em Outubro, em Bruxelas.

Na ocasião, Alfredo Marques lamentou que estes territórios de montanha cheguem a ser “completamente esquecidos pelas políticas públicas”.

A falta de cobertura pela TDT nas Aldeias do Xisto vai ser debatida no Fundão, no dia 09 de Janeiro, numa reunião da ADXTur com a PT e a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom).

Em declarações à Lusa, Rui Simão defendeu na segunda-feira que “este é um caminho que deverá ser alargado a outras redes históricas”, como as Aldeias Históricas.

Sugerir correcção
Comentar