Via ciclável vai ligar Sacavém, a Portela e Moscavide

O novo percurso, com uma extensão de 2,6 quilómetros, vai permitir a ligação de diferentes pontos do concelho de Loures ao metro e a autocarros.

Foto
Está em causa um investimento de 250 mil euros, a concluir até ao primeiro trimestre de 2017 Bruno Almeida

Dentro de alguns meses os munícipes de Loures vão poder pedalar entre Sacavém e a Portela e daí até à estação de metro de Moscavide, através de um percurso ciclável com 2,6 quilómetros. A ideia, frisa o presidente da câmara, é que a partir desses pontos os utilizadores de bicicleta possam aceder à rede de transportes públicos.

Segundo disse ao PÚBLICO Bernardino Soares, está em causa um investimento de cerca de 250 mil euros. O prazo para a finalização da obra ainda não está fechado, mas o autarca nota que ele não poderá ir além do primeiro trimestre de 2017, que é o limite para a utilização do empréstimo de 12 milhões de euros contraído pelo município para a realização de um conjunto de investimentos.  

O novo percurso ciclável vai unir-se a uma ciclovia já existente em Sacavém, na Avenida Estado da Índia, desenvolvendo-se depois pela EN10 fora. A partir daí chegará à Portela, onde passará pelas avenidas da República e dos Descobrimentos, após o que terminará em Moscavide, junto à estação do Metropolitano de Lisboa.

Bernardino Soares frisa que a partir do novo percurso quem andar de bicicleta poderá chegar facilmente ao metro mas também ao autocarro, sendo que desde Setembro passado o transporte colectivo Rodinhas (operado pela Rodoviária de Lisboa) já permite o transporte de veículos de duas rodas a bordo.

De acordo com o presidente da Câmara de Loures, há cerca de 50 mil pessoas a viver nas zonas próximas da via que vai ser construída. A expectativa do autarca é que “muitos” desses moradores passem a utilizá-la, sendo certo que este é um percurso “em que a vertente de deslocação para o trabalho pode ter impacto”, desde logo porque a partir dele “é possível aceder a meios de transporte através dos quais há um fácil acesso a várias zonas da cidade de Lisboa”.    

Bernardino Soares diz que hoje em dia se vêem mais pessoas a andar de bicicleta do que no passado, mas reconhece que o concelho não está ainda dotado de infra-estruturas que tornem a sua circulação “mais fácil”. Além do percurso entre Sacavém e Moscavide, que na maior parte da sua extensão se fará numa via reservada a bicicletas, há outros investimentos na área que a autarquia espera poder concretizar num futuro próximo. Entre eles estão a criação de percursos cicláveis entre Loures e o Infantado e na zona ribeirinha, unindo Vila Franca de Xira, Loures e Lisboa.    

Bernardino Soares sublinha que esta aposta nos modos suaves de mobilidade não deve ser interpretada como uma desvalorização da rede de transportes públicos, que em seu entender continua a apresentar uma série de “deficiências” que é necessário suprir.

Até ser lançado o procedimento concursal com vista à concretização do novo percurso ciclável, o autarca do PCP garante que existe abertura para integrar no projecto “os contributos” da população e “eventuais melhorias” que sejam propostas.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários