Sala infantil da biblioteca de Telheiras reabre após obras

O espaço esteve fechado ao público cerca de oito meses.

Foto
A sala infantil da Biblioteca Orlando Ribeiro está fechada desde "meados de Julho" e deve reabrir para a semana Ricardo Silva/Arquivo

Depois de quase oito meses encerrada, a sala infantil da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras, deverá reabrir no dia 8 de Março. Segundo a Câmara de Lisboa, foram realizadas no local obras no valor de cerca de 51 mil euros, com o objectivo de corrigir “as patologias decorrentes de infiltrações da cobertura”.  

Esta biblioteca, instalada numa construção senhorial agrícola do século XVIII, foi inaugurada em Dezembro de 2003, depois de o edifício ter sido requalificado de acordo com um projecto do arquitecto Duarte Nuno Simões. Na altura, tornou-se o 19.º equipamento da rede de bibliotecas municipais de Lisboa.

No passado mês de Julho, a câmara fez saber, no site da rede, que a sala infantil da Biblioteca Orlando Ribeiro ia ser encerrada “temporariamente”, “devido a obras de remodelação”. Quase oito meses volvidos a sala infantil permanece de portas fechadas e as informações sobre a sua reabertura escasseiam, situação que tem provocado o descontentamento de vários frequentadores habituais do espaço.

Ao PÚBLICO, a câmara fez saber que “foram executadas obras de conservação e beneficiação interior necessárias dadas as patologias decorrentes de infiltrações da cobertura e sistema de drenagem de águas pluviais do edifício”. Está em causa, acrescenta, uma empreitada no valor de 51 mil euros.

De acordo com o município, a sala infantil encerrou “em meados de Julho”, tendo a empreitada tido início “no dia 10 de Agosto”. Em respostas escritas enviadas pelo Departamento de Comunicação, a câmara adianta que as obras “estarão terminadas no início de Março”, prevendo-se que o espaço possa reabrir ao público na próxima terça-feira, 8 de Março.    

A autarquia assegura que nos últimos meses a colecção dirigida às crianças esteve disponível, “em estante e depósito”, tendo sido criado “um espaço infantil no piso térreo, próximo da sala de exposições”.

Ainda em curso está uma obra da câmara noutro equipamento da sua rede de bibliotecas: a requalificação da Biblioteca Palácio Galveias, no Campo Pequeno. Esta intervenção começou em Março de 2015 e, segundo se lê no site da rede, a reabertura do espaço deverá ocorrer “em 2017”. Esta informação contradiz aquilo que tinha sido dito pela câmara em Fevereiro do ano passado, altura em que se apontava o fim das obras para Setembro de 2016.

Sugerir correcção
Comentar