Ruas no centro da animação nocturna do Porto cortadas ao trânsito já este fim-de-semana

Ruas de Santa Teresa e das Carmelitas vão encerrar ao trânsito nas noites de sexta-feira, sábado e vésperas de feriado, entre as 22h e as 4h.

Foto
A prazo, a Câmara do Porto tornará as ruas das Carmelitas, a Cândido dos Reis e Galerias de Paris vias pedonais DATO DARASELIA / NFACTOS

A entrada em vigor do funcionamento durante toda a noite do Metro do Porto, às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados, vai ser acompanhada do corte de trânsito em algumas artérias da Baixa da cidade. Assim, na próxima sexta-feira, entre as 22h e as 4h de sábado, já vai ser proibido circular nas ruas de Santa Teresa e das Carmelitas, entre a Rua dos Clérigos e o Carmo. A Rua de Ferreira da Silva, no mesmo período, passa a ter dois sentidos.

A Câmara do Porto já anunciara a intenção de condicionar o acesso a algumas ruas da Baixa da cidade, nos dias mais procurados pelos frequentadores da noite portuense. Esta segunda-feira, quando foi apresentado o serviço Move Porto – que alarga o horário de funcionamento do metro e reforça as linhas nocturnas da STCP –, a autarquia reiterou a intenção de avançar com aquela medida, mas só esta terça-feira é que o mapa das novas restrições ficou fechado.

Em comunicado, a câmara informa que “estes cortes de trânsito entrarão em vigor já na noite da próxima sexta-feira e ocorrerão todas as sextas-feiras e sábados, bem como nas vésperas de feriados, pelo menos enquanto decorrer o período experimental do serviço Move Porto”.

A autarquia garante ainda que as novas regras de circulação nas noites mais movimentadas da Baixa serão acompanhadas de um aumento da “luta contra o estacionamento indevido, através de fiscalização e do recurso a reboques”. E acrescenta que “a prazo” outras artérias da Baixa irão sofrer alterações.

“A prazo, a Câmara do Porto tornará as ruas das Carmelitas, de Cândido dos Reis e Galerias de Paris vias pedonais, num sistema semelhante ao que está em vigor na Ribeira ou na Rua das Flores, permitindo-se o acesso apenas a comerciantes e moradores e definindo claramente horários de carga e descarga”, garante o comunicado da câmara. Medidas que, de acordo com o mesmo documento, estão a ser “estudadas e coordenadas” pelos serviços municipais com as forças de segurança e que serão acompanhadas do “aumento de policiamento de proximidade e da fiscalização à medida que se reduz a necessidade de operações-stop e se baixam os níveis de sinistralidade automóvel relacionados com a condução sob o efeito do álcool”.

O estacionamento caótico é apenas uma das queixas que os moradores da zona da movida portuense têm levado, repetidamente, ao executivo camarário – primeiro ao de Rui Rio e, desde o ano passado, ao de Rui Moreira. A esta questão junta-se o barulho e muitas queixas sobre a limpeza da área. A câmara tem tentado implementar algumas medidas tendentes a diminuir o impacto da animação nocturna no direito ao sossego dos moradores, mas vários problemas ainda subsistem.

Depois da introdução de limitadores sonoros, nos bares e discotecas da zona, a câmara avança agora com algumas medidas que procuram disciplinar o trânsito e o estacionamento. A par da proibição de circulação nas artérias referidas, a cidade vai ter a funcionar, até ao dia 1 de Novembro, as linhas Amarela e Azul, respectivamente entre Santo Ovídio (Gaia) e o Hospital de S. João e entre o Estádio do Dragão e a Senhora da Hora (Matosinhos).

A frequência das composições será de 20 minutos, em ambos os sentidos, e todas as estações estarão a funcionar, com excepção das de Salgueiros e Faria Guimarães (Linha Amarela) e da Lapa e Heroísmo (Linha Azul). O funcionamento do metro durante toda a noite vai ser acompanhado de um reforço das linhas nocturnas da STCP e a da abertura dos parques de estacionamento da Senhora da Hora (gratuito, 94 lugares) e do Estádio do Dragão (850 lugares, pago).

Sugerir correcção
Comentar