Queda de um andor provoca uma morte em Vila Real

Acidente aconteceu nas Festas da Senhora da Pena conhecida por ter um dos maiores andores do país.

Foto
Festas em Honra da Senhora da Pena em 2007 Manuel Roberto

Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas este domingo na sequência da queda de um andor na romaria da Senhora da Pena, em Mouçós, concelho de Vila Real.

Segundo fonte da GNR citada pela Lusa, o acidente ocorreu quando estavam a transportar um dos andores, que tombou e caiu em cima de um homem, que acabou por morrer.Miguel Fonseca, comandante dos bombeiros da Cruz Verde, precisou que a vítima mortal é um homem de 61 anos, natural de Viseu, que terá vindo participar naquela que é das maiores romarias desta região transmontana. O homem estaria a ver os andores quando foi atingido.

Em declarações à Agência Lusa, o responsável avançou também que o vento poderá ter estado na origem da queda do andor.

O vento terá tombado um dos andores da procissão, o segundo maior, a seguir ao da Senhora da Pena, a maior atração desta romaria. Duas pessoas, uma delas também atingida pelo andor, ficaram com ferimentos ligeiros.

O comandante disse ainda que a mulher da vítima ficou em choque e foi transportada para a unidade de Vila Real do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O alerta foi dado às 12h46 e no local está a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Vila Real, os bombeiros da Cruz Verde e a GNR.

A Senhora da Pena é a maior romaria da região e é conhecida por ter um dos maiores andores do país, que chega a ultrapassar os 20 metros, pesa cerca de duas toneladas e precisa de, pelo menos, 80 homens para o transportar.

No período da manhã, durante o qual fez vento e choveu, estavam a ser ultimados os preparativos para a procissão que, tradicionalmente, é feita à tarde.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários