Quarteirão das Artes, no Porto, acolhe no sábado 18 inaugurações simultâneas

Inaugurações simultâneas regressam a Miguel Bombarda e prometem animar o designado Quarteirão das Artes portuense.

Foto
As galerias de arte do Porto juntam-se em dia de inaugurações simultâneas Dato Daraselia

A segunda edição deste ano das “Inaugurações Simultâneas de Arte Contemporânea” no quarteirão de Miguel Bombarda, no Porto, realiza-se este sábado com a estreia de 18 exposições noutras tantas galerias, anunciou a autarquia.

Na rua Miguel Bombarda concentram-se 13 das exposições que vão ser inauguradas, a partir das 16h, ao passo que a rua D. Manuel II acolhe três mostras e a do Rosário recebe duas.

“Pinturas Intermitentes”, de Rita Melo, na Galeria Serpente, “the specials, arte portuguesa dos anos 80”, na Vantag, “Água pela barba”, de David Penela, na Ó!Galeria e ‘Breviário’, de Mariana Gomes, na Fernando Santos, são algumas das exposições a inaugurar no sábado, de acordo com informação disponibilizada pela Câmara do Porto.

Na lista de mostras a inaugurar no denominado Quarteirão das Artes, a Câmara do Porto enumera ainda a Por Amor à Arte Galeria, a REM Espaço Arte e a Galeria João Lagoa, todas com exposições colectivas.

A Galeria Presença recebe a arte de Paulo Catrica, a Galeria Múrias Centeno acolhe “Group Show”, a Galeria Quadrado Azul (Espaço 578) mostra “Fracciente”, de Isabel Ribeiro, e a Galeria Símbolo estreia “António Carmo, Diálogos e Memórias”. “Mulher, Cidade Porto”, de Paulo Ossião, apresenta-se na Galeria Ap`arte, ao passo que a Galeria Trindade mostra Sónia Aniceto, pintura " (In)tensão têxtil" e Catarina Garcia, pintura e desenho "La musique".

Na rua Manuel II, a Galeria Metamorfose expõe “Sinergia”, de Hazul, a Galeria 111 exibe P.M.P, de Cristina Lamas e a Galeria São Mamede expõe “Vestígios”, de Alexandre Bastos.

“LARANAJALIMA” é o nome da instalação presente na Galeria Artes em Partes, na rua do Rosário, onde fica também a Galeria Artes Solar de Sto. António, onde vai ser possível visitar “LAVORES”, com escultura de José Plácido, LAVORES e uma colectiva, denominada “Artistas no Feminino”.

Em comunicado, a autarquia destaca que “a divulgação do evento já está a ser feita com a imagem vencedora do concurso lançado pela [empresa municipal] Porto Lazer”, da autoria de Jorge Alves.

A competição tinha por objectivo a “concepção criativa da imagem geral das cinco edições” anuais das “Inaugurações Simultâneas de Arte Contemporânea” em Miguel Bombarda, acrescenta a autarquia.

“O júri que avaliou as propostas elegeu, entre todas, a imagem que considerou adequar-se mais ao carácter único, criativo e original desta iniciativa da cidade, concretizada numa solução esteticamente equilibrada, apta a transmitir de forma clara a data de cada uma das edições previstas e o apelo à presença do público”, destaca a Câmara do Porto.

O vencedor, Jorge Alves, frequenta actualmente o mestrado em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), e a proposta apresentada partiu “dos desenhos das fachadas” do Quarteirão de Miguel Bombarda e da cidade, destaca o comunicado

Na imagem escolhida, “os desenhos das fachadas foram transpostos e renovados numa rua de fantasia que recria o espírito artístico semeado ao longo do ano”, acrescenta.

Sugerir correcção
Comentar