Póvoa de Varzim lança campanha ecológica em seis bairros

Os pelouros de Acção Social e Ambiente da Câmara da Póvoa de Varzim organizam entre amanhã e sábado uma campanha ecológica em seis bairros sociais da cidade, com o objectivo de alertar os habitantes para a preservação do ambiente.

Segundo José Filipe Pinheiro, responsável por esta actividade ecológica denominada "Limpar o Mundo, Limpar Portugal", a campanha vai contar com o voluntariado de habitantes dos próprios bairros sociais.

"A ideia é sensibilizar as pessoas para a participação activa e útil na limpeza do nosso país, como contributo para a preservação mundial do ambiente".

A campanha prevê que, em comunidade, sejam limpos os espaços dos conjuntos habitacionais. Além disso, a actividade quer promover a sensibilização e educação para a reciclagem dos lixos domésticos e manutenção/preservação dos espaços públicos e suas infra-estruturas.

A primeira acção desta iniciativa, cuja origem remonta a 1991, decorrerá amanhã no Conjunto Habitacional Loteamento de Sousa, às 10h00, continuando à tarde no de Silveira Campos. A acção chega sexta-feira de manhã ao Conjunto Habitacional de Amorim e à tarde ao de Incons.

Sábado, é a vez de sensibilizar os habitantes de Argivai e Alberto Sampaio.

Cada participante vai receber uma "t-shirt" e um boné da actividade, assim como um "kit" constituído por luvas, saco de lixo e utensílios para a recolha e separação de lixo.

Esta ideia de chamar os munícipes a limpar o seu espaço nasceu na Austrália, em 1991, pelas mãos de Ian Kierman, um amante de desportos náuticos que lançou uma campanha de limpeza do porto de Sydney. Após lançar a iniciativa naquela cidade, alargou-a a todo o país, tendo conseguido envolver na sua última iniciativa mais de 300 mil voluntários.

Sugerir correcção
Comentar