Peixes continuam a morrer na albufeira dos Patudos, em Alpiarça

Oposição acusa executivo de pôr em perigo atletas ao autorizar prova de triatlo na albufeira.

Fotogaleria
No domingo voltaram a aparecer peixes mortos à tona da água na albufeira dos Patudos DR
Fotogaleria
No domingo voltaram a aparecer peixes mortos à tona da água na albufeira dos Patudos DR
Fotogaleria
No domingo voltaram a aparecer peixes mortos à tona da água na albufeira dos Patudos DR

O vereador do PS na Câmara de Alpiarça, Pedro Gaspar, acusou nesta segunda-feira o executivo liderado por Mário Pereira (CDU) de tratar de forma “desleixada e incompetente” o problema da poluição da barragem dos Patudos, que se arrasta há vários anos. O autarca vai mais longe e critica a “irresponsabilidade” da câmara ao autorizar a realização de uma prova de natação no local, em Julho.

Há vários anos que a eutrofização (diminuição acentuada dos níveis de oxigénio devido ao excesso de algas) da albufeira dos Patudos tem provocado a morte de peixes - que voltou a suceder este domingo -, acompanhada por um cheiro nauseabundo e pela coloração esverdeada da água. Este é um problema recorrente em zonas com águas paradas, que apresentam concentrações elevadas de nutrientes, agravado com o tempo quente.

A autarquia tem tentado resolver o problema, nomeadamente através da colocação de uma espécie de “repuxo” para fazer circular a água provocando a sua oxigenação, mas a situação mantém-se. A utilização da albufeira para a prática de pesca desportiva leva também a uma maior concentração de matéria orgânica, motivo pelo qual o executivo decidiu proibir, a partir deste mês, a utilização de engodo nas competições.

Mas para Pedro Gaspar existe um problema de saúde pública que a autarquia tarda em resolver. O vereador sublinha que não quer criar "alarmismos" na população mas critica o executivo por permitir a realização de actividades balneares naquelas águas. "Compreendo o esforço da câmara para promover o concelho mas não posso em consciência estar tranquilo em relação à segurança dos atletas", afirma.

Em Julho, a realização na albufeira de uma prova de natação, organizada pela Federação Portuguesa de Triatlo, chegou a ser cancelada devido às preocupações com a qualidade da água. No entanto, à última hora a Federação recuou e manteve o local previsto. "A câmara garantiu-nos que não havia perigo para a saúde pública", explica fonte da instituição, acrescentando que não recebeu qualquer queixa por parte dos atletas relacionada com a qualidade da água. 

Pedro Gaspar pediu a uma especialista em engenharia sanitária, Vera Noronha - ex-autarca eleita pelo PS - que avaliasse os resultados das análises à água feitas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em 2013 e no início de 2014. “Tendo em conta o conhecimento do estado da albufeira, acrescido da recente mortandade de peixes, exigia-se ao município medidas de salvaguarda dos atletas do Triatlo e Aquatlo”, escreve Vera Noronha, apontando a necessidade de realizar análises complementares para aferir a presença de cianobactérias, prejudiciais à saúde humana.

Fonte oficial da APA disse ao PÚBLICO que "para despiste das toxinas associadas às cianobactérias foram efectuadas colheitas de água dia 3 de Setembro, mas ainda se aguardam os resultados". A mesma fonte confirma o excesso de nutrientes e a ultrapassagem dos valores máximos permitidos nos parâmetros que permitem avaliar a qualidade da água para fins aquícolas e piscícolas. "Note-se, porém, que os valores dos parâmetros microbiológicos estão abaixo dos limites estabelecidos para águas balneares", revela a APA.

A barragem dos Patudos é propriedade da Câmara de Alpiarça, à qual a APA recomendou a renovação das águas "ao nível mais profundo, bem como a remoção da matéria orgânica acumulada", intervenções que apenas poderão ser realizadas na época das chuvas.

Segundo o presidente da câmara, além da proibição de uso de engodo na pesca desportiva está a ser injectada água limpa na barragem, para tentar minimizar o problema. No entanto, a sua resolução definitiva "passa por uma intervenção profunda, que limpe todo o fundo da barragem, mas que é impossível de fazer tendo em conta os limites financeiros da câmara", afirma Mário Pereira, acrescentando que pretende candidatar um projecto de limpeza da albufeira ao próximo Quadro Comunitário de Apoio.

O autarca comunista lembra ainda que o problema já existia durante o período em que o PS esteve à frente da câmara (1997 a 2009) sem que tenha sido tomada qualquer medida para o resolver eficazmente. "Os executivos do PS que ele  [Pedro Gaspar] apoiou também tiveram esta prática 'desleixada e incompetente', num período em que o problema se agravava", critica.

Há alguns anos que a albufeira dos Patudos acolhe a primeira prova oficial da época de triatlo, apesar da qualidade da água obter classificações negativas (Má ou Muito Má) pelo menos desde 1997, segundo os dados do Sistema Nacional de Informação sobre Recursos Hídricos. De acordo com Pedro Gaspar, a prova não se realizou durante o período em que o PS esteve à frente do município, com excepção para o ano de 2008. "Eu não era deputado na altura, mas não descarto a responsabilidade do PS caso se verifique que havia conhecimento da falta de condições", admite.

Sugerir correcção
Comentar