PJ desmantela grupo suspeito de fazer explodir e assaltar caixas multibanco

Foto
Grupo terá causado prejuízos superiores a 200 mil euros Foto: Dário Cruz

A Polícia Judiciária (PJ) deteve nesta terça-feira seis homens indiciados por mais de duas dezenas de assaltos a caixas multibanco com recurso a explosivos, roubando um total de 150 mil euros.

De acordo com a Directoria do Norte daquela polícia, o grupo agora desmantelado deixou ainda “um enorme rasto de destruição” nas áreas onde fez explodir as caixas multibanco, causando prejuízos superiores a duas centenas de milhares de euros.

As seis pessoas detidas terão rebentado e roubado caixas multibanco de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Barcelos, Pevidém, Vila Nova de Famalicão e Braga, no intervalo de cerca de um ano.

Durante a operação, a que PJ descreve como “de largo espectro”, foram realizadas 15 buscas, domiciliárias e outras, que permitiram apreender “relevantes elementos de prova”.

Os investigadores apreenderam ainda produtos e artefactos relacionados com a fabricação de engenhos explosivos, armas de fogo e outras armas proibidas e mais de uma dezena de viaturas automóveis.

Entre os detidos, que têm entre 21 e 59 anos, está um empresário do ramo da restauração e distribuição de produtos alimentares. Os restantes não têm ocupação profissional conhecida.

Alguns dos detidos “são já possuidores de vastos antecedentes e referências policiais pela prática de crimes graves, nomeadamente contra o património”, acentua a PJ.

Os seis homens estão indiciados pela prática dos crimes de associação criminosa, fabricação de engenhos explosivos improvisados, explosão, furtos e danos qualificados, e detenção de armas proibidas.

Na mesma operação, foram detidas duas outras pessoas, supostamente sem ligações ao grupo especializado em roubo de caixas multibanco, mas que foram encontrados na posse de armas proibidas.

Sugerir correcção
Comentar