Pampilhosa da Serra incentiva plantação de medronheiros para prevenir incêndios

Foto
O número de ocorrências disparou este ano e desde 2005 que não se registavam tantos fogos Manuel Roberto

O presidente da Câmara da Pampilhosa da Serra, José Brito, defendeu a plantação de medronheiros e realçou o valor económico do fruto e o contributo desta espécie autóctone para prevenir os incêndios florestais.

"O medronho é um fruto que tem actualmente uma projecção muito grande no mercado", disse José Brito, a propósito de uma acção de sensibilização ambiental que vai decorrer naquela vila do distrito de Coimbra, na sexta-feira, às 16h.

Integrada na segunda edição do Seaside Sunset Sessions, que termina no domingo, a iniciativa conta com a presença da actriz e modelo Sofia Ribeiro, que participa na entrega simbólica de medronheiros às pessoas, nos Paços do Concelho.

"Temos cada vez mais produtores de pinho e eucalipto que apostam neste tipo de plantação", um dos quais, José Martins, está a finalizar a instalação de uma destilaria, na zona industrial da Pampilhosa da Serra, destinada ao fabrico de aguardente de medronho, enfatizou José Brito.

Sofia Ribeiro, por sua vez, "vai plantar um medronheiro, como forma de sensibilizar" as populações do concelho e da região para a importância económica e ambiental deste arbusto, referiu.

A floresta a criar nas áreas destruídas pelo fogo "deve incluir folhosas", como carvalhos e castanheiros, mas também medronheiros, que podem travar o avanço dos incêndios e "têm a capacidade de se regenerar muito facilmente".

"No concelho, temos medronheiros que arderam há um ou dois anos e já estão a dar fruto novamente", exemplificou o autarca social-democrata.

Além de proporcionarem a produção de uma aguardente saborosa, após fermentação prolongada, bebida que é "muito procurada" em Portugal, os medronhos podem ser consumidos em fresco, estando actualmente a ser estudadas outras utilizações, com a participação de investigadores da Escola Superior Agrária de Coimbra e das universidades de Aveiro e Coimbra.

José Brito disse ainda que a autarquia apoia o processo para a certificação da aguardente de medronho da região.

Os medronheiros que vão ser distribuidos, na sexta-feira, vão contribuir "para a reflorestação da mancha florestal" da região, dizimada pelos fogos dos últimos anos, e terão "um papel importante na prevenção" dos incêndios florestais, afirma, em comunicado, a organização do Seaside Sunset Session.

Por outro lado, "por cada dez euros consumidos nos bares do festival", na praia fluvial da Pampilhosa da Serra, será doado um euro aos Bombeiros Voluntários locais, como forma de apoiar "aqueles que noite e dia estão ao serviço da comunidade".

Sugerir correcção
Comentar