Operadores internacionais procuram negócios no Douro e na Beira Interior

O projecto 'Douro e Estrela - In Tourism' foi alvo de uma candidatura aos fundos comunitários.

Foto

Um grupo de agentes económicos oriundos de nove países vai percorrer as regiões do Douro e da Beira Interior, entre sexta-feira e o dia 22, para conhecer e comercializar produtos endógenos e pacotes turísticos, anunciou a organização esta quinta-feira.

Esta viagem de negócios é promovida pelo "Douro e Estrela - in Tourism", projecto que visa estimular a cooperação empresarial e a internacionalização.

Segundo a organização, os importadores, distribuidores e operadores turísticos vêm do Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Angola, Índia, Ucrânia, Espanha, Inglaterra e Áustria para conhecer produtos locais ligados à fileira agro-alimentar, como vinhos, azeites, queijos ou enchidos, e propostas de circuitos turísticos. Esta viagem de negócios é promovida pelo "Douro e Estrela - in Tourism", projecto que visa estimular a cooperação empresarial e a internacionalização.

Durante uma semana, o grupo vai passar pelos museus dos Descobrimentos e Judaico, pelas aldeias históricas de Sortelha, Linhares, Almeida e Figueira de Castelo Rodrigo, com visita ainda à reserva da Faia Brava. Do Museu do Côa vão descer ao Museu do Douro, através de uma viagem de comboio pela Linha do Douro.

Co-promovido pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) e pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA), o projecto "Douro e Estrela - In Tourism" organizou em 2013 várias acções de promoção turística internacional.

Em Junho, um grupo de prescritores visitou o Douro e a Beira Interior, e depois, em Setembro, foi em viagem aos Estados Unidos para afirmar o Douro e a Serra da Estrela como destinos turísticos para os mercados externos.

O projecto 'Douro e Estrela - In Tourism' foi alvo de uma candidatura aos fundos comunitários, através do programa SIAC COMPETE. O investimento global é de 400 mil euros, pagos por fundos comunitários e privados.

O objectivo do projecto passa pela internacionalização, assente no sector de actividade chave - o turismo - complementado com os produtos diferenciadores e que aqui são produzidos, como o vinho, queijo, doçaria, fumeiro ou os enchidos.

O projecto quer melhorar os níveis de competitividade das empresas especialmente micro e pequenos e médias empresas (PMME) do território de intervenção, através do estímulo à cooperação empresarial e da promoção da imagem do território nos mercados internacionais, facilitando por estas vias a penetração no mercado externo.

O objectivo é ainda organizar e estruturar a oferta turística do território, o desenvolvimento de estratégias de cooperação de 'marketing' e de promoção, melhorar a imagem e notoriedade do território no exterior, aumentar a competitividade do tecido económico do território de intervenção e desenvolver o emprego e aumentar os impactos económicos no território. 

Sugerir correcção
Comentar