Alfama venceu as Marchas Populares

Alto do Pina e Bica conquistaram a segunda e terceira posição, respectivamente, na 81ª edição do desfile.

Foto
Elementos da marcha do Alto do Pina, bairro que ficou este ano em segundo lugar PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

O bairro Alfama foi o vencedor da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, anunciou nesta quinta-feira a EGEAC, empresa municipal responsável pelos equipamentos e pela animação culturais. Depois de conquistar o primeiro lugar durante dois anos consecutivos o bairro do Alto do Pina ficou na segunda posição com 230 pontos, menos 24 pontos que o vencedor e mais dois pontos que o bairro da Bica, que conquistou a terceira posição nesta que foi a 81ª edição.

Por categorias, Alfama foi o bairro melhor classificado na coreografia, cenografia, figurino e desfile da Avenida, São Vicente conquistou o título de melhor letra com Ai,Ai S. Vicente e Marvila o de melhor musicalidade.

Os 500 Anos do Encontro Cultural Portugal/China, o quinto centenário da construção do Bairro Alto e o 125.º aniversário do nascimento de Fernando Pessoa foram os temas da edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa também marcada pelos intercâmbios entre países.

Em competição entre a noite de quarta-feira e a madrugada desta quinta-feira estiveram as marchas de Marvila, Alto do Pina, Penha de França, Bairro Alto, Ajuda, Lumiar, Alfama, Benfica, Alcântara, São Vicente, Olivais, Belém, Beato, Mouraria, Bica, Madragoa, Graça, Castelo, Carnide e Santa Engrácia.

Pela Avenida da Liberdade passaram também, como habitualmente, as marchas dos Mercados e A Voz do Operário e, enquanto convidados, uma associação de Macau que mostrou a dança do leão, um grupo japonês que recriou a dança do cavalo selvagem, a Confraria dos Pãezinhos de Santo António e a marcha Pequenas Pessoas, organizada pela Casa Fernando Pessoa e pela Escola Básica do 1.º Ciclo Engenheiro Ressano Garcia.

As Marchas Populares são avaliadas com uma pontuação de 0 a 20 e em dois momentos. Primeiro, no MEO Arena, antigo Pavilhão Atlântico nos dias 7, 8 e 9 de Junho; e depois na Avenida da Liberdade, no próprio desfile na noite de Santo António. O coreógrafo Rui Lopes Graça, o músico Pedro Moreira e o estilista Nuno Gama integram o júri composto por nove pessoas.

 

 
 

Sugerir correcção
Comentar