Nova ETAR de Portimão em consulta pública

Equipamento substituirá o actual, que já não cumpre os requisitos de qualidade estabelecidos pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O estudo de impacte ambiental da nova estação de tratamento de águas residuais (ETAR) da Companheira, no concelho de Portimão, no Algarve, está em consulta pública até ao dia 11 de Setembro, anunciou esta quarta-feira a Agência Portuguesa do Ambiente.

A obra de construção da ETAR da Companheira, da responsabilidade da empresa intermunicipal Águas do Algarve, está sujeita, devido à sua natureza, dimensão e localização, ao procedimento de avaliação de impacte ambiental, prévio ao licenciamento.

O documento pode ser consultado até ao dia 11 de Setembro, na Agência Portuguesa do Ambiente, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Câmara Municipal de Portimão e no portal www.participa.pt. As opiniões e reclamações dos interessados devem ser dirigidas, por escrito, ao presidente da Agência Portuguesa do Ambiente até ao último dia da consulta pública.

O concurso público internacional para a concepção e construção da ETAR da Companheira foi lançado em 2014, com um preço base de 12 milhões de euros, prevendo-se que a estação de tratamento comece a funcionar no próximo ano. A ETAR actual serve as povoações de Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão (concelho de Portimão), Ferragudo e Parchal (concelho de Lagoa), Brejão e Caldas de Monchique (concelho de Monchique).

Com a nova estação de tratamento ficarão também servidas a freguesia de Estômbar, (lugares de Estômbar, Calvário e Mexilhoeira da Carregação, no concelho de Lagoa) e Monchique (sede de Concelho).

Segundo a Águas do Algarve, a construção da nova ETAR permitirá desactivar a atual, cuja linha processual de tratamento consiste num sistema por lagunagem, que inclui tratamento preliminar (gradagem e remoção de areias) e duas linhas de lagoas em paralelo, seguida de uma única lagoa de maturação comum às duas linhas.

A desactivação da ETAR existente é justificada pela necessidade de “cumprir os requisitos de qualidade” estabelecidos pela Associação Portuguesa do Ambiente e, também, pela necessidade de “minimizar ou praticamente erradicar os maus cheiros que se fazem sentir nas imediações da instalação”.

A atual estação de tratamento de águas residuais, localizada a nordeste da cidade de Portimão, ocupa uma área de cerca de 23 hectares, tendo a autarquia disponibilizado cerca de quatro hectares para a nova construção. Segundo a Águas do Algarve, a nova ETAR deverá considerar um horizonte temporal de 21 anos.

 

Sugerir correcção
Comentar