Municípios do Oeste têm veículos “amigos” do ambiente para utilização pública

As estações de carregamento e os veículos podem ser utilizados pelos cidadãos mediante reserva prévia.

Foto
A rede de abastecimento dos veículos é dinamizada pela entidade gestora Mobi-E Rui Gaudêncio

Os municípios do Oeste vão disponibilizar aos cidadãos, a partir de Abril, veículos movidos a energia produzida a partir de fontes renováveis, anunciou a Agência Regional de Energia e de Ambiente Oeste Sustentável.

Os responsáveis desta agência, em conjunto com autarcas daquela zona do país, fizeram nesta quinta-feira em Arruda dos Vinhos a viagem inaugural a bordo do primeiro veículo. Até Abril vão inaugurar um por cada um dos 12 municípios da região, disse o vice-presidente da agência e presidente da Câmara de Sobral de Monte Agraço, José Alberto Quintino.

"É uma forma de promover a aquisição destes veículos pelas pessoas", sublinhou o autarca.

O investimento de 150 mil euros, apoiado a 65% por fundos comunitários, engloba também a instalação de uma estação de carregamento de energia a partir de um painel fotovoltaico, destinado a captar energia solar.

O objectivo é que as estações e os veículos - ligeiros de passageiros e que podem ser utilizados pelos cidadãos mediante reserva prévia - fiquem localizados em cada concelho junto ao terminal de transportes públicos, esclareceu o director da Oeste Sustentável, Rogério Ivan.

A região Oeste foi escolhida na Europa pelo projecto internacional REPUTE (Empresa de Transportes Públicos Renováveis) para o desenvolvimento de um projecto-piloto, considerado único por articular os sectores público e privado.

"Sendo o Oeste uma zona que não é muito urbana como uma grande cidade, queremos testar se o projecto pode ou não ser desenvolvido em termos comerciais", explicaram os promotores.

O director da Oeste Sustentável justificou a importância do projecto com o facto de a região consumir 40% da energia que produz nos transportes, motivo pelo qual "é preciso mudar o paradigma". Este responsável adiantou que a região consome 575 mil toneladas equivalentes a petróleo e o equivalente a 2,6 milhões de megawatts (MW) de energia e emite para a atmosfera 1,7 milhões de toneladas de gases com efeito estufa.

O projecto dispõe de um site onde os cidadãos podem fazer a reserva do veículo para o utilizarem e saber várias informações, como o mapa de estações de carregamento da região. Os resultados dos primeiros meses de utilização dos veículos vão ser conhecidos em Junho, em Torres Vedras.

Os veículos, com autonomia até 60 quilómetros, vão estar disponíveis para os cidadãos durante dois anos, ficando depois ao serviço dos municípios.

A região Oeste é composta pelos concelhos de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

 

Sugerir correcção
Comentar