Metro de Lisboa funciona apenas a partir das 10h devido a greve

É a quarta greve parcial este ano. Trabalhadores contestam subconcessão.

Foto
Foram feitas greves parciais também em Fevereiro e Março Enric Vives-Rubio

O Metropolitano de Lisboa prevê começar a funcionar nesta terça-feira apenas a partir das 10h, devido à quarta greve parcial decretada este ano pelos sindicatos.

Numa nota, a Transportes de Lisboa, que gere o Metropolitano, informou que, "por motivo de greve parcial convocada pelas organizações sindicais representativas dos trabalhadores" da empresa, o serviço de transporte vai estar suspenso na terça-feira "entre as 6h30 [hora habitual de abertura] e as 9h30", prevendo-se que "a circulação esteja normalizada a partir das 10h".

Devido à greve, a Carris reforçará com um número suplementar de autocarros as carreiras que coincidem com os eixos servidos pelo Metro, designadamente as carreiras 726 (Sapadores-Pontinha), 736 (Cais do Sodré-Odivelas), 744 (Marquês de Pombal-Moscavide) e 746 (Marquês de Pombal-Estação da Damaia).

Os trabalhadores contestam a subconcessão do Metro – actualmente em concurso público até 14 de maio – decidida pelo Governo. Para o descontentamento dos trabalhadores contribui, também, a existência de "problemas concretos de trabalho da maior parte das categorias profissionais e a redução cada vez mais acentuada do número de trabalhadores" e a defesa do Metropolitano "enquanto empresa pública", de acordo com a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans).

A adesão dos trabalhadores à greve era, às 7h, "elevada", disse à agência Lusa a sindicalista Anabela Carvalheira, da Fectrans. " São níveis de adesão similares aos das outras lutas, uma vez que os pressupostos não se alteraram", observou Carvalheira.

Esta é a quarta greve parcial no Metro desde o início do ano. Foram já realizadas greves semelhantes a 24 de Fevereiro e a 16 e 18 de Março.
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa e os da rodoviária Carris agendaram greves de 24 horas contra a subconcessão das empresas para 12 e 14 de Maio, respectivamente.

 

Sugerir correcção
Comentar