Locutor de rádio na Bobadela sequestrado por dois jovens que o obrigaram a ler comunicado

PSP deteve os suspeitos que forçaram o radialista a ler uma mensagem cujo teor não foi perceptível para os ouvintes, mas incluía referências aos Açores.

Foto
PSP foi chamada ao local por volta das 15h20 Adriano Miranda /Arquivo

Um locutor da Rádio Horizonte, em Bobadela, Loures, foi nesta sexta-feira ameaçado e mantido sequestrado durante mais de uma hora por dois jovens que o forçaram a ler um comunicado de teor ainda pouco claro, que incluia referências aos Açores. A PSP deteve os dois homens e pôs fim a um incidente que não envolveu violência física.

Contactado pelo PÚBLICO, o coordenador da antena, José Pereira, contou que o episódio foi protagonizado por dois homens que aparentavam 25 a 27 anos e que se tinham reunido consigo na véspera, na estação. Tinham-se apresentado como estudantes de comunicação social e pedido para fazer ali um estágio. José Pereira ter-lhes-á dito que, de momento, a estação não tinha condições para acolher estagiários, mas acedeu a mostrar-lhes as instalações. O responsável diz ainda ter manifestado abertura para voltar a considerar a candidatura a estágio em Outubro e os dois jovens despediram-se, prometendo voltar no dia seguinte para deixarem ficar os currícula.

Terá sido por ter visto estes jovens a falar com o chefe na véspera que o radialista António Augusto lhes abriu a porta por volta das 14h desta sexta-feira. O locutor encontrava-se, então, sozinho nas instalações, a preparar trabalhos para as emissões do fim-de-semana, e a Rádio Horizonte tinha no ar um programa gravado.

A determinada altura, e ainda de acordo com José Pereira, os jovens encostaram às costas do locutor aquilo que veio a ser identificado como uma arma de paintball, dizendo-lhe que não pretendiam fazer-lhe mal, desde que ele cumprisse as suas ordens. Começaram então a telefonar para alguns jornais e estações de televisão - que alertaram a PSP -, avisando que tinham sequestrado o locutor e que, em breve, seria lido um comunicado.

"Queriam palco, mas não para uma brincadeira", comenta José Pereira, convencido de que a acção radical dos jovens teve mesmo "motivações políticas". "Mas não deu para perceber se eram de esquerda, direita ou anarquistas". Uma coisa é certa, acrescenta. "Eram açorianos", defendiam a independência dos Açores e um terá mesmo posto uma bandeira da região aos ombros.

O comunicado que o locutor António Augusto acabou por ler referia-se à situação do país, à falta de emprego para os jovens e pouco mais se percebeu. É que o radialista conseguiu enganar os sequestradores. Não tirou a música que estava a ser difundida do ar e mal abriu a via do seu microfone. Assim, aos ouvidos do público, o que chegou foi a música com alguém a debitar uma mensagem imperceptível em fundo. Mas foi o suficiente para José Pereira se aperceber de que algo se passava na estação.

Às 15h20 elementos da PSP entraram na Rádio Horizonte e detiveram os sequestradores, que não ofereceram resistência. António Augusto e José Pereira passaram o resto da tarde na esquadra, a prestar declarações, tal como os detidos. O coordenador de antena da Rádio Horizonte desconhecia, esta sexta-feira à noite, se os jovens teriam ficado detidos e acrescentava que tinham um aspecto absolutamente "normal".

A PSP confirmou, através da sua página no Facebook,  que deteve os dois sequestradores sem violência, que estes haviam usado armas de paintball e que pretendiam difundir um comunicado.

Notícia substituída por versão mais completa 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar