Lisboa precisa de 8000 milhões de euros para reabilitação, diz Costa

Foto
A câmara pode beneficiar de fundos comunitários na área da reabilitação urbana Sara Matos (arquivo)

O presidente da Câmara de Lisboa afirmou hoje que seriam necessários oito mil milhões de euros para fazer a reabilitação urbana da cidade, apontando que nesta área a autarquia investiu menos de 500 milhões nos últimos dez anos.

“A Câmara precisa de oito mil milhões de euros para fazer a reabilitação urbana em toda a cidade. Os senhores vereadores sabem quanto é que a câmara gastou nos últimos 20 anos, desde 1990, em reabilitação urbana? Apenas cerca de 452,5 milhões de euros”, disse António Costa, durante a discussão da estratégia de reabilitação urbana municipal em reunião de Câmara.

O presidente de autarquia respondia às críticas do vereador social-democrata Pedro Santana Lopes, feitas na Câmara, mas também num vídeo divulgado hoje na Internet, à política de reabilitação urbana da maioria socialista.

António Costa mostrou-se “confiante” em que Lisboa vai “conseguir avançar” com a estratégia de reabilitação urbana, uma vez “ultrapassada a conjuntura que o País está a viver”, como disse.

“Os dados dos Censos 2011 são muito importantes: a população está a estabilizar e as famílias aumentaram quatro por cento. Quando ouvimos falar de ocupação de casas não podemos ignorar estes dados”, justificou.

António Costa recordou também que “anteriormente a compra de casa própria era mais competitiva do que o arrendamento”, o que “paralisou” este mercado, esperando que a nova lei do arrendamento inverta esta situação.

O autarca recordou ainda que a câmara pode beneficiar de fundos comunitários na área da reabilitação urbana, salientando que “30 por cento foram reservados para zonas que saíram da zona de convergência e cinco por cento para investimento em cidades”, e considerou que esta atribuição “era absolutamente decisiva para a cidade”.

Além disso, recordou os fundos comunitários JESSICA, atribuídos para melhorar a eficiência energética dos edifícios e que também podem ser usados para reabilitação urbana.

Sugerir correcção
Comentar