Pelo menos dez casas afectadas no incêndio do Funchal

Durante a madrugada, cerca de 150 doentes foram retirados do Hospital dos Marmeleiros, na freguesia do Monte. Duas frentes ainda activas na região.

Fotogaleria
As chamas nas zonas altas eram ontem bem visíveis em quase toda a cidade DR
Fotogaleria
Bombeiros durante a evacuação do Hospital dos Marmeleiros DR

No Funchal, onde um incêndio lavra há mais de 24 horas, a situação era mais calma na manhã deste sábado. A protecção civil da Madeira confirmou ao PÚBLICO que ainda existem duas frentes activas: uma no lado oeste da ilha, na zona de Santo António, e outra na parte este, na zona do Monte, onde tem havido alguns reacendimentos.

A frente mais preocupante é agora a da zona de Santo António e São Roque, mas o fogo já está fora da área urbana. O presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, Luís Néri, adiantou ao PÚBLICO que neste momento a informação é de que pelo menos dez habitações tenham sido afectadas. "Não sei ainda se totalmente, se parcialmente, é uma avaliação que está a ser feita", explicou. No terreno continuam cerca de 80 bombeiros, apoiados por elementos da polícia, militares e equipas médicas. "Conseguimos trocar de equipas durante a noite mantendo os mesmos efectivos", afirmou o responsável ao PÚBLICO.

Devido à concentração de fumos e por medida de segurança foi decidido evacuar o Hospital dos Marmeleiros. Os doentes foram transferidos para o quartel do Exército. “A maior parte ficou alojada nas instalações que o Exército fez o favor de disponibilizar, cerca de 150 doentes”, explicou Francisco Jardim Ramos, secretário dos Assuntos Sociais da Madeira, citado pela Lusa.

Francisco Jardim Ramos adiantou que 49 doentes, “os mais problemáticos”, foram transferidos para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, afiançando que todos “estão a ser acompanhados por médicos e enfermeiros” e que o seu regresso deverá ocorrer ao longo da manhã deste sábado.

“A operação decorreu dentro da normalidade possível numa situação destas, mas sobretudo primando pela segurança dos utentes”, explicou.

O responsável adiantou ainda que outras 17 pessoas, desalojadas de casas particulares, foram instaladas em residenciais na cidade do Funchal pelos serviços da Segurança Social.

O governante adiantou que 17 utentes do Lar de Santa Isabel foram transferidos para o Lar da Bela Vista, mas “estão em segurança sem nenhum problema”.

O incêndio começou às 02h30 de sexta-feira, na freguesia do Monte, e destruiu alguns anexos e palheiros, além de mato e área florestal, tendo-se agravado ao início da tarde desse dia, passando para as zonas altas da freguesia de São Roque e também para Santo António, onde surgiram novos focos. A situação levou a Câmara a ativar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil às 18h de sexta-feira.

Três fogos activos em Portugal continental

Desde a meia-noite de hoje a Autoridade Nacional da Protecção Civil registou 58 incêndios, três deles ainda em curso. Os mais significativos encontram-se em Aldeia Viçosa, na Guarda, numa zona de mato de difícil acesso que mobilizava às 11h de hoje 189 operacionais e 51 viaturas. Em Lamas de Orelhão, no concelho de Mirandela, 160 bombeiros, 50 veículos, dois aviões e um helicóptero combatem o incêndio que pelas 10h20 tinha uma frente activa. Ambos os fogos lavram em zonas de acesso difícil, o que está a dificultar as operações de combate, alerta a protecção civil.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a temperatura deve descer um pouco no fim-de-semana em Portugal continental, mas deverá manter-se elevada até dia 24, em especial no interior, prevendo, para os dias 20 e 21, máximas superiores a 35ºC, na generalidade do território, podendo, no interior do Alentejo, ultrapassar os 40ºC.
Para domingo, o céu deverá estar pouco nublado e espera-se uma "ligeira subida da temperatura".

Acompanhe o trabalho especial do PÚBLICO sobre incêndios e florestas e consulte as previsões do site de meteorologia do PÚBLICO.

Sugerir correcção
Comentar