Incêndio florestal ameaça casas em Sever do Vouga

Pouco depois das 16h havia sete incêndios considerados"significativos" pela Autoridade Nacional de Protecção Civil. Comandante Operacional Nacional teme que alguns se prolonguem até domingo

Fotogaleria
O fogo começou em Sever do Vouga e propagou-se para Albergaria-a-Velha Fernando Veludo/Nfactos
Fotogaleria
O fogo começou em Sever do Vouga e propagou-se para Albergaria-a-Velha Fernando Veludo/Nfactos

Um incêndio que deflagrou pelas 6h50 em Sever do Vouga, Aveiro, com três frentes activas, er aquele que, a meio da tarde desta quinta-feira, mais preocupava o Comandante Operacional Nacional, José Manuel Moura. As chamas começaram numa zona de mato da freguesia de Nogueira, no concelho de Sever do Vouga. Entretanto, alastraram a Albergaria-a-Velha e rodearam Vila Nova de Fusos. Contudo, a meio da tarde as preocupações concentravam-se nos lugares de Foz e Carvoeiro, em Sever do Vouga, onde o fogo ameaçava algumas habitações.

Pouco depois das 16h havia sete incêndios considerados"significativos" na página da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), tendo o comandante nacional adiantado ao PÚBLICO que teme que alguns se prolonguem até domingo. "Temos ventos fortes de Leste. São incêndios que vão dar muito que fazer", desabafa José Manuel Moura, referindo-se ao fogo de Sever do Vouga e a um outro que deflagrou pelas 14h, em Borralheira, Arouca, igualmente no distrito de Aveiro.

O comandante nacional diz-se optimista quanta à evolução do fogo de Quintãs, Viseu, que começou às 11h43. No site da ANPC, destacam-se ainda dois incêndios dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês, um em Fafião e outro em Outeiro, ambos deflagrados depois do meio dia. Contactado pelo PÚBLICO, o director do parque, Rogério Rodrigues, diz que para já as duas ocorrências "não são preocupantes". Mesmo assim, dá conta de que desde há três semanas o risco de incêndio está mais elevado. "Não chove desde então e está tudo muito seco", nota. 

Na página da Protecção Civil, são ainda referidos mais dois incêndios. Um em Perafita, concelho de Penafiel, e outro em São Simão de Litém, Pombal.

O presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, assegura que durante a tarde o incêndio ficou "mais calmo, graças ao vento que amainou". No terreno já estão dois grupos de reforço, um vindo do Porto e outro de Coimbra, estando mais dois (um de Leiria e outro de Santarém) a caminho.

"O incêndio está com grande intensidade junto às povoações de Mouquim e Vale Maior e está a arder em eucaliptal. Estamos a colocar meios para defender as povoações", disse à Lusa o segundo Comandante Operacional Distrital de Aveiro, Pinheiro Duarte, ao final da manhã. Segundo a mesma fonte, o combate às chamas está a ser dificultado pelo forte vento que se faz sentir no local. 

Um outro fogo queimou mato desde as 20h25 de quarta-feira, em duas frentes, na Póvoa de Montemuro, no concelho de Castro Daire, e foi dado como dominado às 12h25 desta quinta. O fogo era combatido ao meio-dia por 131 operacionais, ajudados por 27 veículos e um helicóptero bombardeiro ligeiro.

Até às 15h desta quinta-feira, o site da ANPC, registava 65 ocorrências em Portugal continental. Na quarta contabilizaram-se 102 ignições.

Sugerir correcção
Comentar