Inauguração de nova biblioteca de Vila Franca de Xira prevista para Setembro

De acordo com o município, além da biblioteca para todas as idades, o novo edifico, com sete pisos, inclui cafetaria, galeria de exposições e uma sala polivalente.

Foto

A inauguração da nova biblioteca de Vila Franca de Xira, que está a ser construída junto ao rio Tejo, num investimento de cinco milhões e 750 mil euros, está prevista para Setembro, segundo a Câmara Municipal.

Em resposta escrita enviada à Lusa, a autarquia informa que a inauguração oficial da biblioteca "está prevista para Setembro", acrescentando que o novo equipamento "constituir-se-á como um polo cultural do concelho".

De acordo com o município, além da biblioteca para todas as idades, o novo edifico, com sete pisos, inclui cafetaria, galeria de exposições e uma sala polivalente que vai permitir o funcionamento como auditório. "Trata-se de um espaço cultural, da autoria do arquitecto Miguel Arruda, situado à beira-rio, que, além da sua valência cultural e de lazer, apresenta-se como mais uma singular e belíssima peça de arquitectura no concelho de Vila Franca de Xira, que permite ao visitante uma ligação contígua com o meio exterior envolvente: de um lado a cidade, do outro o rio e a lezíria", explica a autarquia.

Dos 5,750 milhões euros, cerca de 3,740 (65%) são garantidos por fundos comunitários, no âmbito da candidatura para a requalificação da frente ribeirinha de Vila Franca de Xira.

O restante, mais de dois milhões de euros, estão a cargo município, que incluiu a aquisição do espaço e o seu equipamento mobiliário. A câmara refere que não há "nenhuma derrapagem" de custos na obra.

A futura biblioteca faz parte do projecto Jardins do Arroz, a ser desenvolvido na antiga fábrica do arroz, e que contempla uma área habitacional e outra comercial. 

Sugerir correcção
Comentar