ICBAS quer novo hospital veterinário na Maia

Infra-estrutura deverá custar três milhões de euros, mas ainda não tem financiamento garantido

Foto
Animais estão a sofrer com o seu aumento populacional descontrolado AFP

O Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) quer construir um novo hospital veterinário na Maia, “dentro do próximo ano e meio, dois anos”, segundo o director do ICBAS António de Sousa Pereira.

Com um custo estimado de três milhões de euros, a nova valência deverá ficar situada “entre a estação de metro de Pedras Rubras e as Guardeiras”, mas não tem ainda financiamento garantido. “Temos de o providenciar, vamos ver como”, comentou António de Sousa Pereira.

O ICBAS tem neste momento um hospital veterinário a funcionar em Vairão, no concelho de Vila do Conde. “O problema é que as instalações estão um pouco degradadas e o hospital fica um pouco afastado dos meios de comunicação, o que coloca problemas de logística complexos”. O objectivo passa então por fazer desaparecer esta unidade, substituindo-a por outra mais moderna, e mais próxima do centro do Porto.

O novo hospital vai ser vocacionado para cavalos, também para rentabilizar o centro de reprodução de equinos a funcionar em Vairão e que “é uma referência ibérica”. Estas apostas surgem numa altura em que o ICBAS tem registado um aumento sustentado no ensino da Medicina Veterinária por via do aumento do “número de alunos, o que obrigou a repensar as instalações, nomeadamente para o ensino clínico”, conforme sublinhara o presidente do ICBAS, na cerimónia que marcou o arranque do ano lectivo na instituição.

Este anúncio foi feito no mesmo dia em que, noutra frente, o ICBAS inaugurou o novo centro biomédico de simulação. Nesta infra-estrutura, os estudantes poderão treinar competências num ambiente que simula o de um hospital, com “bonecos” que, por via da bioinformática, simulam doentes reais com todos os sintomas de diversas doenças. 

Sugerir correcção
Comentar