Foram inauguradas duas novas ETAR em Torres Novas

Despoluição do Almonda e protecção do Paúl do Boquilobo foram as grandes prioridades.

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo e a Câmara de Torres Novas inauguraram nesta segunda-feira as duas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Riachos e Torres Novas, de forma a despoluir a bacia do Rio Almonda.

Face aos focos de poluição que têm vindo a ser registados no rio Almonda, a Águas do Ribatejo (AR), empresa pública responsável pelo abastecimento de água e saneamento de águas residuais em Torres Novas, e a Câmara Municipal realizaram investimentos que rondam os 8 milhões de euros.

As intervenções, co-financiadas pelo programa POVT – Programa Operacional Temático de Valorização do Território -, têm como objectivos a drenagem e tratamento de águas residuais urbanas e a melhoria da qualidade dos recursos hídricos.

A ETAR de Riachos, em fase de testes, mostrou-se eficiente no tratamento dos esgotos domésticos que corriam para os rios Almonda e Tejo. Segundo Pedro Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, “é uma das obras mais relevantes deste programa de investimentos porque vai proteger os recursos naturais existentes, nomeadamente nesta zona protegida na Reserva Natural do Paul do Boquilobo”, que integra a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

Relativamente à ETAR de Torres Novas, Francisco Oliveira, presidente do conselho de administração da AR, adianta que “é uma ETAR vocacionada para o tratamento dos esgotos urbanos. Os industriais exigem outro tipo de tratamento específico para cada actividade”.

Segundo Jorge Moreira da Silva, ministro do Ambiente, citado pela Lusa, "o investimento e a infra-estruturação nestas ETAR é condição necessária, mas não suficiente, para assegurar a qualidade das (…) massas de água e em boas condições ecológicas e químicas", frisando que “existe grande competência a nível técnico e humano para, rapidamente, identificar e responsabilizar os prevaricadores” responsáveis pelas descargas ilegais. 

Moreira da Silva adiantou ainda que estão previstos mais de 630 milhões de euros para o investimento em água e tratamento de esgotos no próximo Quadro Comunitário de Apoio (Portugal 2020). "Hoje temos 50% das massas de águas em condições favoráveis, ao nível ecológico e químico, até 2020 queremos chegar aos 80%, e, até 2027, alcançar os 100%", sublinhou.

A AR está convicta de que estas intervenções foram um "passo importante para a resolução de um problema com graves consequências ambientais, e que este passo pode servir de exemplo para que outros actores regionais possam igualmente contribuir para uma maior sustentabilidade ambiental de toda a bacia do Almonda".

A empresa investiu mais de 110 milhões de euros em obras de saneamento e abastecimento de água nos municípios pertencentes à sua área de influência, como é o caso de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas. De acordo com Pedro Oliveira, presidente da AR, estão concretizados mais de 13 milhões de euros de investimento no concelho de Torres Novas.

Sugerir correcção
Comentar