Foral manuelino de Cascais em exposição no dia em que comemora 500 anos

Documento foi alvo de estudo "inédito", segundo a autarquia.

Foto
Documento vai estar exposto nos Paços do Concelho DR

Depois de ter sido alvo de um estudo “inédito” no qual participaram historiadores, técnicos de restauro e cientistas de três universidades nacionais, o foral manuelino de Cascais vai estar em exposição a partir deste sábado, dia em que comemora 500 anos.

“Nunca um foral foi analisado, tão detalhadamente e sujeito a tão profundo restauro”, garante a câmara liderada por Carlos Carreiras, em comunicado. Segundo a nota, o processo de restauro do foral foi o ponto de partida para um estudo “pioneiro” sobre a história dos forais em Portugal, que se debruçou sobre todas as componentes do foral – pergaminho, metais, cores, madeiras, couros, tipo de letra.

Estiveram envolvidos neste trabalho investigadores da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior Técnico, além do Laboratório José de Figueiredo da Direcção Geral do Património Cultural.

Para celebrar os 500 anos passados sobre a data da atribuição do foral por D. Manuel I, a autarquia promove neste sábado diversas iniciativas relacionadas com o documento. Às 15h tem início uma conferência sobre o tema, incluindo a apresentação digital do estudo “500 anos do foral manuelino de Cascais: 1514-2014”, que inclui a versão integral do foral. O estudo estará disponível a partir de amanhã em versão digital no site da autarquia. O foral original vai ficar exposto nos Paços do Concelho.

Às 16h decorre a inauguração da Mostra do foral de Cascais, seguida da representação histórica evocativa da atribuição do foral, pelos alunos da Escola Profissional de Teatro de Cascais.

Sugerir correcção
Comentar