Exportações do Norte mantêm crescimento acima da média nacional

No quarto trimestre de 2014 as vendas ao exterior aumentaram 6,7%, contra os 4,8% registados por Portugal.

Foto
Leixões tem sido uma das principais portas de saída de bens produzidos na região Nelson Garrido

As exportações da região Norte mantiveram no quarto trimestre um ritmo de crescimento homólogo superior à média nacional, aumentando 6,7% impulsionadas pela indústria automóvel, de mobiliário e de ferro fundido, ferro e aço, informou esta quarta-feira a CCDR-N. Para o total das exportações portuguesas, o crescimento das vendas para o exterior registado no quarto trimestre foi de 4,8%.

No seu boletim trimestral "Norte Conjuntura", a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) aponta ainda um crescimento homólogo de 0,7% do emprego na região Norte de outubro a dezembro, justificado principalmente pelo sector do comércio e pelas indústrias transformadoras, mas inferior ao crescimento de 1,7% do trimestre anterior. Já a taxa de desemprego cifrou-se em 14,2%, valor que compara com 14,3% no trimestre anterior e com 16,4% no período homólogo de 2013.

No licenciamento de obras, a região do Norte observou no período um "desagravamento da tendência negativa", com o segmento da habitação "a registar mesmo alguns ganhos" e com o emprego na construção a crescer 1,7% em termos homólogos, invertendo a tendência negativa dos últimos anos na região.

Segundo a CCDR-N, os rácios de crédito vencido das famílias do Norte desceram "ligeiramente" no último trimestre do ano passado, enquanto os das empresas se mantiveram estáveis. Em ambos os casos foi interrompida a tendência de agravamento que se vinha registando.

Sugerir correcção
Comentar