Eurocidade do Guadiana cria rede de transportes colectivos

Serviço ligará principais pontos de Ayamonte, em Espanha e dos municípios portugueses de Vila Real de Santo António e Castro Marim

Foto
Vila Real de santo António criou a eurocidade com Ayamonte em 2013 Pedro Cunha/Arquivo

Os concelhos portugueses de Vila Real de Santo António e Castro Marim e o município espanhol de Ayamonte vão ficar ligados com transporte rodoviário a partir de Setembro, no âmbito da Eurocidade do Guadiana, que anunciou o projecto.

Este serviço "inovador", segundo a Câmara de Vila Real de Santo António, vai permitir "aproximar as populações das três localidades fronteiriças" da foz do Rio Guadiana através da criação de uma "mobilidade até agora inexistente".
"A linha permitirá aos habitantes dos dois lados da fronteira efectuarem, de uma forma rápida, a travessia do Guadiana. Por outro lado, responde às necessidades de mobilidade interconcelhias, criando novas carreiras regulares", referiu a autarquia algarvia num comunicado.

A Câmara de Vila Real de Santo António frisou que o serviço permite "vantagens económicas", ao ser partilhado pelos três municípios, que "passam a dispor de uma linha internacional de transporte rodoviário de curta distância, com múltiplas paragens em diversos pontos de interesse". O serviço vai contar com paragens nos principais locais turísticos dos concelhos, acrescentou ainda a autarquia, precisando que os trajectos vão passar pelas localidades espanholas de Isla Canela, Punta del Moral e Ayamonte e pelas localidades portuguesas de Monte Francisco, Castro Marim, Altura, Vila Real de Santo António, Monte Gordo, Altura, Manta Rota e Cacela.

A autarquia anunciou ainda que espera poder, "a curto prazo", alargar o serviço de transporte, criando novas ligações "a Faro, Huelva, Sevilha, Málaga, Algeciras ou Marrocos".

A Eurocidade do Guadiana foi criada em janeiro de 2013, pelos municípios de Vila Real de Santo António e de Ayamonte, mas foi depois alargada ao concelho de Castro Marim, com o objectivo de criar sinergias e projetos comuns dos dois lados da fronteira, no âmbito da saúde, transportes ou cultura.

Sugerir correcção
Comentar