Esta manta de retalhos é a “Maior” e vai cobrir a fachada da junta

A partir do dia 4, uma manta de retalhos vai cobrir, até final do mês, a fachada da sede da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior.

Foto

Ao cheiro das sardinhas no ar, às marchas, aos arraiais e ao ambiente de festa, junta-se agora um novo elemento: a Manta Maior, uma enorme manta de retalhos que irá cobrir a a sede da junta da Santa Maria Maior, na Rua dos Fanqueiros, em Lisboa. A partir do dia 4 de Junho, um grupo de pessoas irá devolver à freguesia do coração da cidade e, este ano, aos Santos Populares, uma tradição muito antiga em Portugal.

Uma das coordenadoras do projecto, Rute Reimão, afirma que o objectivo foi criar uma oferta temática “para os munícipes” e juntar não só pessoas acima dos 55 anos como crianças em idade pré-escolar, numa actividade desenvolvida em diferentes áreas de expressão artística.

Durante dois meses, 258 pessoas da freguesia trabalharam incansavelmente. A manta de retalhos irá reunir um conjunto de 1700 quadrados cada um com 30 por 30 centímetros. Pedaços de crochet, tecidos ou bordados compõem assim uma enorme tela com 14 por 11 metros. “Começa a ser gratificante olhar para ela”, sublinha a coordenadora.

O desenrolar da manta está marcado para as 18h50 do dia 4 de Junho, na fachada do edifício da sede da Junta, em plena Baixa da cidade. O presidente da Junta de Freguesia, Miguel Coelho, citado num comunicado, adianta que o “elemento iconográfico” destina-se a cobrir um dos lados do edifício e ali ficará até final de Junho.

Ainda no mesmo dia, os visitantes poderão assistir, por exemplo, à projecção das fotografias dos quadrados da manta de retalhos e a aulas de Hip-Hop e Zumba.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar