Espírito Santo Saúde compra terreno contíguo ao Hospital da Luz

A empresa foi a única a apresentar uma proposta para a aquisição do terreno onde funciona um quartel de bombeiros.

Foto
A Câmara de Lisboa só recebeu uma proposta para a compra do terreno. Miguel Manso

A Espírito Santo Saúde vai adquirir o terreno contíguo ao Hospital da Luz, actualmente ocupado por um quartel do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. A empresa foi a única a apresentar uma proposta, superior a 15,5 milhões de euros, para a compra deste lote.

A hasta pública para a venda desse e de outros quatro terrenos da Câmara de Lisboa realizou-se no dia 2 de Outubro, sem que tivesse aparecido um único interessado na sua compra. Nos termos do programa de concurso, terminava às 13h desta segunda-feira o prazo, de 60 dias, para a apresentação de propostas de aquisição.

No acto público de abertura de propostas que se realizou esta tarde, na sala de concursos do edifício central do município, no Campo Grande, o júri explicou que apenas tinha sido recepcionada uma proposta para o terreno contíguo ao Hospital da Luz, na freguesia de Carnide. Essa proposta, adianta a Lusa, foi entregue a 28 de Novembro, em nome da Espírito Santo - Unidades de Saúde e de Apoio à Terceira Idade.      

"Havendo uma única proposta, estando cumpridas todas as condições da hasta pública, incluindo o preço base, não haverá lugar a licitação, passando-se de imediato à adjudicação provisória do contrato", explicou o presidente do júri, composto por três elementos. A Espírito Santo Saúde comprou assim o terreno hoje ocupado por um quartel do Regimento Sapadores de Lisboa, por 15.580.001 euros, um euro acima do valor base de licitação.

Os compradores entregaram esta segunda-feira um cheque superior a 2,3 milhões de euros, já que era uma das condições impostas pelo concurso o adiantamento de 15% do valor final de aquisição. O júri disse esperar que durante o presente mês os serviços municipais possam notificar a Espírito Santo Saúde a fim de se proceder “à adjudicação definitiva” do contrato.

O lote em questão tem a área de 9.738 m2 e um estudo urbanístico aprovado que permite construir 29.164 m2 de superfície de pavimento. Neste terreno, além da 3.ª Companhia do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa estão hoje instalados o museu do regimento e a Sala de Operações Conjunta do município (SALOC), uma espécie de central de comando da protecção civil da capital. 

Em Fevereiro deste ano,  a Espírito Santo Saúde anunciou que ia aumentar em 40% a área construída do Hospital da Luz, de que é proprietária, com um investimento de 60 a 70 milhões de euros a realizar até 2018. Já o lançamento da hasta pública pela Câmara de Lisboa só foi aprovado no final de Julho pela Assembleia Municipal de Lisboa, no mesmo dia em que foi aprovada a revisão do Plano de Pormenor do Eixo Urbano Luz-Benfica, que permite a construção de equipamentos, bem como de habitação e serviços no terreno em causa.
 

   


 

   





Sugerir correcção
Comentar