Emel quer lançar rede com 1200 bicicletas partilhadas

O presidente da empresa da Câmara de Lisboa espera concretizar o projecto "dentro de um ano e pouco".

Foto
Desde 2008, já foram anunciados vários projectos e prazos para a rede de bicicletas de uso partilhado de Lisboa Bruno Almeida

É a mais recente previsão, depois de vários anúncios feitos ao longo dos últimos anos mas que ficaram por cumprir: Lisboa deverá ter uma rede de bicicletas de uso partilhado “dentro de um ano e pouco”.

Essa é a expectativa do presidente do conselho de administração da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (Emel), Luís Natal Marques, que foi designado para o cargo em Fevereiro. Segundo o Plano de Actividades e Orçamento da empresa para 2015, aprovado na semana passada em reunião camarária, a rede de bicicletas terá um custo de cerca de dois milhões de euros.

“É um investimento de 1200 bicicletas distribuídas por pouco mais de 100 postos de recolha e de colocação e que visa o fomento das mobilidades suaves”, disse à agência Lusa Luís Natal Marques. “A ideia que há neste momento é que a colocação das bicicletas terá dois espaços definidos: um no planalto, e quando digo planalto da cidade estou a falar na zona mais alta da cidade, e depois na zona ribeirinha, e estou a falar na zona do Cais do Sodré, Terreiro do Paço e depois na zona um pouco mais oriental, no Parque das Nações”, acrescentou o presidente da Emel.

Segundo esse responsável, a empresa está neste momento a preparar o caderno de encargos com vista à criação dessa rede, existindo a expectativa de que ela possa ser uma realidade “dentro de um ano e pouco”.

A novela em torno da criação de uma rede de bicicletas de uso partilhado na capital, que começou em 2008, no primeiro mandato de António Costa, já vai longa. O projecto inicial previa um investimento de cerca de 50 milhões de euros, em dez anos, e a disponibilização de 2500 bicicletas espalhadas por 500 postos em toda a cidade.

Essa ideia acabou por ser abandonada, dando lugar a outra mais modesta, em que se previa a criação de apenas 20 estações, com 110 bicicletas eléctricas para alugar. A concretização desse projecto foi entregue à Emel, ainda em 2013, tendo o então vereador da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, adiantado que o objectivo era que o sistema estivesse em funcionamento nesse Verão. com Lusa

Sugerir correcção
Ler 4 comentários