Consultora defende Trafaria, mas só com aposta nas ligações rodoviárias

Consultora prevê que em 2048 o novo terminal gere 35 milhões de euros para o PIB e 340 postos de trabalho directos.

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PÚBLICO

Estudo da AT Kearney encomendado pelo Governo alerta para esgotamento do actual porto de Lisboa entre 2023 e 2026 e garante viabilidade económica da transferência dos contentores para a margem sul do Tejo.

O projecto foi anunciado em Fevereiro pelo Governo, mas só em Junho ficou concluído o relatório encomendado à AT Kearney para avaliar a viabilidade da transferência de contentores para a Trafaria. A consultora defende a ideia do Governo, prevendo que o porto de Lisboa atinja o esgotamento entre 2023 e 2026, mas só com investimento em ligações rodoviárias.

O estudo recebido sexta-feira no Parlamento, a que o PÚBLICO teve acesso, mostra que a capacidade dos três terminais de contentores que hoje existem na margem norte do Tejo não será suficiente dentro de uma década, já que se prevê que nessa altura o tráfego alcance 1,7 milhões de TEU (a medida padrão de um contentor com seis metros).

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