Concheiros de Muge e piscinas de marés de Leça na lista de novos monumentos nacionais

Os concheiros de Muge (em Salvaterra de Magos), as piscinas de marés de Leça da Palmeira e o antigo convento dos Eremitas de São Paulo da Serra de Ossa (no Redondo) são alguns dos novos monumentos nacionais, aprovados hoje em Conselho de Ministros.

O "excepcional interesse nacional" levou a que o Governo decretasse a classificação como monumentos nacionais, além dos três referidos, também o Terreiro da Batalha do Ameixial, em Estremoz, onde em 1663 teve lugar a batalha do Ameixial entre D. Sancho Manuel, Conde de Vila Flor, e D. João de Áustria à frente das tropas castelhanas; o sistema de abastecimento de águas à cidade de Braga no século XVIII, designado por Sete Fontes; e a Casa de Chá da Boa Nova, localizada em Leça da Palmeira, instalada num edifício que foi uma das primeiras obras (1958-1963) do arquitecto Álvaro Siza Vieira.

Da lista constam também a residência de Aristides de Sousa Mendes em Cabanas de Viriato, distrito de Viseu, designada por Casa do Passal, e a Igreja do Carmo, presumivelmente a localizada em Coimbra, já que é a única que se encontra no site do Igespar em processo de classificação - mas o Conselho de Ministros não identifica a sua localização.

No caso do antigo Convento dos Eremitas de São Paulo da Serra de Ossa ou de Jesus Cristo, está também incluída a sua cerca.

A denominação como monumentos nacionais advém do "valor científico, patrimonial e cultural de cada um dos bens agora classificados, aliado aos critérios de autenticidade, originalidade, raridade, singularidade e exemplaridade, revelados pelo modo como foram apropriados pelos cidadãos e na relevância simbólica que adquiriram, como lugares das artes e da memória histórica e política", justifica o comunicado do Conselho de Ministros.

Sugerir correcção
Comentar