Celebra-se o Dia Mundial dos Animais em Cascais com "cãominhada" e "piquenicão"

O objectivo é combater o abandono e os maus-tratos e sensibilizar o público para o bem-estar dos animais.

Foto
Há muitos exemplos de cães que salvam pessoas Daniel Munoz /Reuters (arquivo)

Os animais vão sair à rua em Cascais no próximo sábado. A vila vai ser palco de uma “cãominhada” de três quilómetros e actividades no Parque Marechal Carmona, no âmbito das celebrações do Dia Mundial dos Animais, que se celebrou no passado domingo. A iniciativa conta com uma novidade: o piquenicão.

A “cãominhada” vai ter início pelas 11h, no Trilho Urbano de Cascais. Mas os participantes que chegarem mais cedo vão poder assistir, às 10h30, a uma demonstração do Grupo Cinotécnico da PSP.

Nada como recarregar as energias com um “piquenicão”, à qual o “fiel amigo” se junta a toda a família no Parque Marechal Carmona.  No local os mais novos vão poder interagir com póneis, ovelhas e burros lanudos. Para os graúdos está programado campanhas de adopção e demonstrações caninas.

À hora de almoço, as famílias vão poder usufruir de uma demonstração ao 12h30 e o workshop “A nossa relação com o cão”, às 14h, com a Dra. Eduarta Pires; às 13h10 vai decorrer um workshop da Associação Portuguesa Cães de Assistência e, pelas 13h30, uma formação de “1ºs socorros a prestar aos nossos amigos patudos” com a Cas Vet, clínica veterinária de Cascais.

Antes das actividades destinadas à parte da tarde, vão decorrer demonstrações do Grupo Cinotécnico da GNR, às 14h30, e de treino em Positivo para a raça Border Collies com Carolina Marques e Fernando Teixeira, do Centro Cinotécnico Português, meia hora mais tarde. A última demonstração será a de salvamento e busca, pelas 15h30, pela Equipa operacional de Busca e Salvamento com cães (Barc Portugal).

Na parte da tarde, entre as 16h e as 18h, vai realizar-se o “Desfile do cão sem raça”. O concurso vai ter quatro categorias: o olhar mais meigo, os mais obedientes, a cauda mais exuberante e o cão à imagem do dono. O júri vai ser constituído pela apresentadora de televisão Ana Galvão, a jornalista Clara de Sousa, o actor Ricardo Carriço, a fadista Margarida Bessa e o apresentador e locutor de rádio Júlio Isidoro. A apresentação do desfile vai ser da responsabilidade do humorista Nuno Markl.

Segundo a organização da iniciativa, “a ideia é sensibilizar o público para comportamentos que promovam o bem-estar animal e, sobretudo, o combate ao abandono e maus-tratos”.

A terminar o dia e a encerrar o evento vai haver uma entrega de prémios, pelas 17h30. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar