CDU-Gaia reclama intervenção na via pedonal da Ponte da Arrábida

Partido quer melhores condições para peões e ciclistas.

Foto
Paulo Ricca/Arquivo

A CDU de Vila Nova de Gaia reclamou nesta segunda-feira melhores condições na ponte da Arrábida para peões e ciclistas, lamentando os constrangimentos no acesso à via pedonal, e que o elevador esteja desactivado há vários anos.

Em comunicado, o partido refere que o acesso à via pedonal da histórica ponte sobre o Douro está dificultado pela colocação de uma rede, "que limita ou impede o acesso", do lado do Porto, junto ao Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP), embora se possa fazer do outro lado, próximo ao Teatro Campo Alegre e ao Planetário.

Do lado de Vila Nova de Gaia, o acesso por via pedonal e ciclovia, uma situação descrita como “caricata”, está condicionado, visto que, segundo identificou o partido, "implicaria o atravessamento de vias e o galgamento de rails".

Além da via pedonal, o partido alerta para a situação do elevador, que permitia o acesso de peões à ponte, a partir da cota baixa, e que está "há muitos anos desactivado". Isto significa "uma perda considerável de mobilidade à população, nomeadamente na Afurada", onde a CDU/Gaia considera existir um défice de transportes públicos.

No comunicado, o partido questiona ainda o Governo sobre uma potencial intervenção na ponte, tanto para a reactivação do elevador como para a reparação dos acessos à via pedonal.

 

Sugerir correcção
Comentar