Câmara de Loures aprova moção por unanimidade contra cortes nos transportes

A Câmara de Loures aprovou esta semana, por unanimidade, uma moção contra a eliminação e encurtamento das carreiras de autocarros da Carris que servem o concelho. A autarquia vai solicitar uma reunião ao secretário de Estado dos Transportes, para dar conta do seu descontentamento.

Na moção, segundo informações divulgadas hoje pelo gabinete de comunicação social da câmara, os vereadores "repudiam as intenções do Governo que, a concretizar-se, deixariam a freguesia de Camarate sem serviço da Carris, a da Portela só com uma carreira durante a semana e sem carreira ao fim-de-semana e a do Prior Velho sem serviço ao fim-de-semana".

Em causa está a hipótese, apontada pelo grupo de trabalho nomeado pelo Governo, de eliminar as carreiras 21 (Saldanha-Moscavide Centro), 22 (Marquês de Pombal-Portela), 25 (Estação do Oriente-Prior Velho), 207 (Cais do Sodré-Fetais), 210 (Cais do Sodré-Prior Velho) e 745 (Terreiro do Paço-Prior Velho). Bem como de encurtar o percurso das carreiras 717 (Fetais-Praça do Chile), 28 (Restelo-Portela), 31 (Avenida José Malhoa-Moscavide Centro) e 44 (Cais do Sodré-Moscavide). A Câmara de Loures fala também no encurtamento da carreira 781 (Cais do Sodré-Prior Velho), embora essa não conste da lista que foi apresentada na semana passada pelo grupo de trabalho.

Os autarcas do PS, CDU e PSD de Loures afirmam que a concretização dessas medidas “conduziria a uma redução brutal da já deficitária oferta de serviço público de transportes no concelho de Loures, empurrando milhares de cidadãos para o transporte individual e deixando sem soluções todos aqueles que não o podem utilizar, nomeadamente os mais pobres e os idosos”.

Os vereadores mandataram o presidente da câmara, Carlos Teixeira, para solicitar com carácter de urgência uma reunião com o secretário de Estado dos Transportes, para “expor, de viva voz, o desacordo da Câmara Municipal de Loures”.

Sugerir correcção
Comentar