Câmara de Leiria paga 23 mil euros às escolas danificadas pelo temporal

Treze estabelecimentos de ensino sofreram danos consideráveis devido à chuva e vento fortes registados a 18 e 19 de Janeiro.

Foto
Temporal arrancou árvores em vários pontos do país Fernando Veludo/Arquivo

O vento forte e a chuva intensa que caiu a 18 e 19 de Janeiro um pouco por todo o país provocou estragos nas escolas do concelho de Leiria no valor de 23 mil euros, informou nesta quinta-feira a autarquia.

Em comunicado, a câmara presidida por Raul Castro informa que vai transferir esse valor para seis jardins-de-infância e sete escolas do 1.º ciclo do concelho. Mas houve mais estabelecimentos afectados pelo temporal.

“O mau tempo provocou a queda de inúmeras árvores e linhas de electricidade, que causaram diversos danos em 61 estabelecimentos de ensino do concelho”, refere a autarquia. Para garantir o normal funcionamento das aulas foram feitas reparações em 50 escolas, sendo que cada intervenção não ultrapassou os 300 euros. Estas despesas enquadram-se no protocolo de delegação de competências celebrado entre o município e as juntas de freguesia.

Porém, no caso daqueles 13 estabelecimentos, os prejuízos foram mais avultados e ultrapassam a dotação orçamental definida. Por isso, a Câmara de Leiria deliberou, na terça-feira, aprovar a transferência de 23.181 euros para as juntas de freguesia de Amor, Bajouca, Barreira, Caranguejeira, Marrazes, Ortigosa, Pousos, Santa Catarina da Serra e Souto da Carpalhosa, e ainda para o Agrupamento de Escolas Sr. Correia Mateus.

Foi no Jardim de Infância de Outeiros da Gândara (Marrazes), na Escola Básica do 1º Ciclo de Courelas (Pousos) e na Escola Básica do 1º Ciclo de Várzea (Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus) que se registaram os prejuízos mais avultados, devido a danos provocados no parque infantil, telhado e telheiro.

 
 

Sugerir correcção
Comentar