Câmara de Aveiro reduz horário de estacionamento pago

Automobilistas vão pagar menos duas horas durante a semana e menos uma hora ao sábado.

Foto
Moveaveiro vai continuar a fiscalizar o estacionamento na cidade Carla Carvalho Tomás/Arquivo

A maioria PSD/CDS na Câmara de Aveiro aprovou na quarta-feira uma redução do horário sujeito a pagamento no estacionamento à superfície da cidade, com menos duas horas sob cobrança nos dias de semana e menos uma hora ao sábado.

Assim, os parcómetros deixam de contar diariamente a partir das 8h, para começarem só às 9h, e o período de estacionamento pago termina às 20h, em vez das 21h, como vigorava. Aos sábados, o estacionamento que era pago até às 14h, passa a estar sujeito a pagamento apenas até às 13h.

O PS, pela voz do vereador Eduardo Feio, queria reduzir mais a contagem em dias de semana mais uma hora, até às 19h, fazendo coincidir com o horário praticado pelo comércio. Eduardo Feio chegou mesmo a sugerir que fossem estudados horários diferenciados para algumas zonas, consoante a procura, mas a proposta da maioria foi aprovada como estava.

"É uma decisão de leitura da realidade. Seguramente que haverá várias opiniões, mas a nossa análise objectiva, ligada às dinâmicas comerciais e à interacção dos cidadãos é que este é um passo ajustado", justificou o presidente da Câmara, Ribau Esteves.

Para Ribau Esteves, o estacionamento "é uma matéria que tem de ser positiva para a gestão da urbanidade, para a vida das pessoas e do comércio e não tem de ser um problema" para a cidade.

O autarca acrescentou que com os novos instrumentos de gestão já implantados, é possível em termos futuros ter informação "com mais qualidade" para poder vir a fazer avaliações e ajustamentos.

Em relação à fiscalização do estacionamento pago, o executivo deliberou confirmar à empresa municipal Moveaveiro "todas as competências que tinha na fiscalização do estacionamento", até estar definido o futuro da empresa, objecto de um estudo técnico que já tem a sua versão final.

Sugerir correcção
Comentar