Câmara de Aveiro deixa de cobrar estacionamento ao sábado

Novo plano municipal de estacionamento prevê a diferenciação de tarifas de acordo com a procura.

Foto
Zonas de estacionamento vão ser reorganizadas, passando de 13 para oito Adriano Miranda

A Câmara de Aveiro anunciou nesta quinta-feira que o estacionamento passa a ser grátis ao sábado e a custar menos nas imediações do centro da cidade, adiantando que vai criar três parques de longa duração.

Estas medidas fazem parte do novo Plano de Estacionamento Tarifado da Cidade de Aveiro, aprovado na última reunião do executivo e que incluem ainda a retirada dos parcómetros em cinco ruas: três na zona das Barrocas e duas na zona da Forca-Vouga.

Com a nova organização da gestão do estacionamento, a Câmara de Aveiro espera conseguir reduzir em 50% o estacionamento ilegal e desordenado no centro da cidade, através da diferenciação de tarifas, de acordo com o nível de procura, e potenciando a transferência modal para os modos suaves de transporte, em especial nas distâncias mais curtas.

Do plano é destacada a alteração do horário, estabelecendo o período de pagamento entre as 9h e as 20h, e a isenção de pagamento ao sábado, mantendo-se a isenção aos domingos e feriados.

É anunciada a criação de três parques de "longa duração", totalizando 369 lugares à tarifa diária de um euro, em zonas que, até agora, eram predominantemente gratuitas: na Forca, junto aos antigos Serviços Municipalizados, junto ao Instituto do Desporto (traseiras do Liceu) e no parque de estacionamento junto ao Hospital.

Segundo o executivo, embora haja um "ajustamento das áreas de estacionamento pago colmatando pequenos espaços vazios", haverá diminuição do número de lugares de estacionamento onde se realiza a cobrança da tarifa máxima.

Assim, são criadas oito zonas de estacionamento, em vez das actuais 13, sendo quatro localizadas no centro urbano, com uma oferta de 1138 lugares à tarifa de 80 cêntimos por hora, e mais quatro nas zonas limítrofes, totalizando 787 lugares, a 40 cêntimos por hora.

Cinco artérias deixam de ter estacionamento pago: são as ruas António da Rocha Madail, José Pereira Tavares e Prior Manuel Fernandes, na zona das Barrocas, e as ruas Orlando de Oliveira e Lauro Curado, na Forca.

O novo plano estabelece também as condições de atribuição do "cartão de residente", "cartão residente avençado", "cartão morador" e "cartão de instituição", a vigorarem a partir de 1 de Janeiro de 2015. Segundo a autarquia, a reorganização do estacionamento tarifado "privilegia maior rotatividade na oferta disponível, diferenciada no custo de acordo com a localização e tipo de parqueamento, garantindo aos residentes condições especiais para a utilização, em consonância com as linhas orientadoras do Plano Municipal de Mobilidade de Aveiro".

Sugerir correcção
Ler 3 comentários