Bombeiros sofrem queimaduras e intoxicação em fogo de Nelas

Em Coruche, outro incêndio mobiliza uma centena de bombeiros, cujo trabalho é dificultado pelo vento e pelas temperaturas de 40 graus.

Foto
Incêndios estão a lavrar em zonas de mato sem ameaçar habitações Francisco Leong/AFP

Um bombeiro sofreu queimaduras e outro ficou intoxicado com o fumo de um incêndio que lavra desde a madrugada desta quinta-feira no concelho de Nelas, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

De acordo com a fonte, os dois bombeiros foram retirados do teatro de operações para serem assistidos, um deles com queimaduras numa mão e o outro por intoxicação com fumo.

O incêndio está a consumir mato na localidade de Fontanheiras, no concelho de Nelas, desde as 3h desta quinta-feira. “Não há casas em risco, a povoação mais próxima é a de Moreira e fica a cerca de dez quilómetros”, acrescentou.

De acordo com a página de Internet da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), o fogo – que estava há várias horas activo em duas frentes – passou a ter apenas uma frente activa às 15h22. No combate ao incêndio estão 257 operacionais, apoiados por 58 viaturas e três meios aéreos (um helicóptero e dois aviões de ataque inicial).

Em Coruche, o incêndio que lavra desde as 12h17 numa zona de floresta tem uma frente activa, estando as chamas a ser combatidas por 100 homens, apoiados por 32 veículos e dois aviões. “O incêndio consome uma área florestal, ainda não está dominado, mas não há nenhuma habitação em risco. O vento, que está muito forte, e as temperaturas de 40 graus estão a complicar o combate ao fogo. Além dos bombeiros, as chamas estão a ser combatidas por dois aviões anfíbios”, explicou à agência Lusa Joaquim Chambel.

 
 

Sugerir correcção
Comentar